Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16176
Autoria: Gouveia, Célia
Data: Jun-2018
Título próprio: Media e futebol: uma relação simbiótica
Título e número da coleção: CIES e-Working Papers
219/2018
ISSN: 1647-0893
Palavras-chave: Media
Futebol
Relação simbiótica
Televisão
Resumo: A relação entre os media e o futebol é uma relação simbiótica. O artigo tem como propósito apresentar a pertinência desta relação através de uma abordagem conceptual, procurando, por um lado, ilustrar o percurso histórico do “sistema dos media” para explicar como é que os media e o futebol se constituem como fonte de significado social e cultural na vida de muitas pessoas. Por outro lado, procura enquadrar a evolução desta relação, evidenciando a forma como os media se posicionaram como agente estruturante do campo desportivo e evoluíram no sentido de um poderoso complexo. Para efeitos de sistematização, consideramos três etapas distintas ainda que interligadas. A primeira caracteriza a importância da imprensa escrita desportiva e da rádio. A segunda foca-se no papel da televisão como o grande impulsionador do futebol como espetáculo de massas. Por fim, uma terceira etapa, que congrega os vários media através da organização de um sistema em rede, que ocorre a vários níveis, desde a dimensão tecnológica, organização económica e apropriação social. Constatámos que cada período histórico teve o seu media dominante e que os contextos económico e cultural são importantes para moldar a interação entre os media e o futebol, mesmo na era digital.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-WP - Working papers

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CIES_WP219_Célia Gouveia.pdf367,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.