Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/16176
Author(s): Gouveia, Célia
Date: Jun-2018
Title: Media e futebol: uma relação simbiótica
Collection title and number: CIES e-Working Papers
219/2018
ISSN: 1647-0893
Keywords: Media
Futebol
Relação simbiótica
Televisão
Abstract: A relação entre os media e o futebol é uma relação simbiótica. O artigo tem como propósito apresentar a pertinência desta relação através de uma abordagem conceptual, procurando, por um lado, ilustrar o percurso histórico do “sistema dos media” para explicar como é que os media e o futebol se constituem como fonte de significado social e cultural na vida de muitas pessoas. Por outro lado, procura enquadrar a evolução desta relação, evidenciando a forma como os media se posicionaram como agente estruturante do campo desportivo e evoluíram no sentido de um poderoso complexo. Para efeitos de sistematização, consideramos três etapas distintas ainda que interligadas. A primeira caracteriza a importância da imprensa escrita desportiva e da rádio. A segunda foca-se no papel da televisão como o grande impulsionador do futebol como espetáculo de massas. Por fim, uma terceira etapa, que congrega os vários media através da organização de um sistema em rede, que ocorre a vários níveis, desde a dimensão tecnológica, organização económica e apropriação social. Constatámos que cada período histórico teve o seu media dominante e que os contextos económico e cultural são importantes para moldar a interação entre os media e o futebol, mesmo na era digital.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-WP - Working papers

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CIES_WP219_Célia Gouveia.pdf367,34 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.