Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/1614
Autoria: | Seabra, Teresa |
Data: | Jan-2009 |
Título próprio: | Desigualdades Escolares e desigualdades sociais |
Volume: | Número 59 |
Paginação: | 75-106 |
ISSN: | 0873-6529 |
Palavras-chave: | Desigualdades Escola Democratização Inequalities School Democratisation Inégalités École Démocratisation Desigualdades Escuela Democratización |
Resumo: | O texto retoma o clássico debate em torno da relação entre as desigualdades sociais
e as desigualdades de desempenho escolar, tendo como cenário um dos desideratos
dos sistemas de ensino das sociedades modernas: o de proporcionar igualdade
de oportunidades. Procede-se a uma análise diacrónica das acepções do conceito
de igualdade de oportunidades e sintetiza-se o conhecimento produzido sobre a
desigualdade de desempenho escolar, assinalando as conclusões mais sedimentadas.
Para além deste diagnóstico, traça-se o panorama geral das explicações que
têm sido avançadas para a compreensão da selectividade social do (in)sucesso escolar,
incluindo alguns dos questionamentos mais recentes. The text resumes the classical debate on the relationship between social inequalities and inequalities in educational performance, taking one of the goals of the education systems in modern societies as the scenario: that of providing equal opportunities. It analyses the meanings of the equal opportunities concept from a diachronic perspective and offers a synthesis of the knowledge that has been generated on inequality in educational performance, indicating the most established conclusions. In addition to this diagnosis, it outlines a general picture of the explanations that have been put forward for an understanding of the social selectivity associated with educational success or failure, including some of the most recent issues of debate. Le texte reprend le débat classique sur le rapport entre les inégalités sociales et les inégalités dans les résultats scolaires, avec pour toile de fond l’un des desiderata des systèmes d’enseignement des sociétés modernes: l’égalité des chances. Il fait une analyse diachronique des acceptions du concept d’égalité des chances ainsi qu’une synthèse de la connaissance produite sur l’inégalité des résultats scolaires et signale les conclusions les plus solides. Outre ce diagnostic, il trace le panorama général des explications données pour la compréhension de la sélectivité sociale de la réussite/l’échec scolaire, ainsi que de certaines des questions les plus récentes. El texto retoma el clásico debate en torno a la relación entre las desigualdades sociales y las desigualdades de desempeño escolar, teniendo como escenario uno de los mandatos de los sistemas de enseñanza de las sociedades modernas: el de proporcionar igualdad de oportunidades. Se procede a un análisis diacrónico de los significados que se dan al concepto de igualdad de oportunidades y se sintetiza el conocimiento producido sobre la desigualdad del desempeño escolar, señalando las conclusiones más sedimentadas. Además de este diagnóstico, se traza el panorama general de las explicaciones que han sido planteadas para la comprensión de la selectividad social del fracaso escolar, incluyendo algunos de los cuestionamientos más recientes. |
Arbitragem científica: | Sim |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Sociologia59cap4.pdf | 829,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.