Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/16138
Autoria: Castelão, Miguel Filipe Duarte
Orientação: Marques, Susana
Data: 27-Out-2017
Título próprio: A marketing plan to Hotel Castelão
Referência bibliográfica: Castelão, M. F. D. (2017). A marketing plan to Hotel Castelão [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16138
Palavras-chave: Marketing plan
Tourism
Lodging
Consumer satisfaction
Online reviews
Hotel
Increase sales
Marketing-mix
Gestão de marketing
Turismo
Hotelaria
Planeamento estratégico
Satisfação do consumidor
Resumo: The purpose of this project is to study how to increase Hotel Castelão's sales, hence a marketing plan was elaborated. Hotel Castelão never, in its existence, had one, which is very important and useful for companies, as it provides a strategy and explains how to accomplish it. Hotel Castelão is a two-star hotel in Mafra, Lisboa; built in 1982, to fill a market opportunity, since Mafra had no accommodation establishments, the closest place was in Ericeira. Due to its longevity and location, near the centre, in one of the main roads, Hotel Castelão is already a well-known brand in the region. The Hotel has some direct competitors in the region, however only one in Mafra. Therefore, since the region is growing, the management feels the establishment has potential for more; desiring a sales increase. Following the structure of a marketing plan, this thesis presents analysis to tourism, lodging, competitors and the company itself. The reasons why the Hotel does not have more sales are shown and solutions and implementations proposals to increase sales are presented. Proposals are presented throughout the paper, but with more detail in the operational part of the marketing plan. It was analysed what is happening now and what could be adjusted, more specifically in the STP, as well as in the marketing mix. With this analysis, and the adjustments proposed, being implemented, an improvement in the Hotel and its service is achieved, resulting in an expected increase in sales.
O objetivo desta tese é estudar como aumentar as vendas do Hotel Castelão, pelo que foi elaborado um plano de marketing. O Hotel Castelão nunca teve um, apesar de ser algo muito importante e útil para as empresas, dado que providencia uma estratégia e explica como a atingir. O Hotel Castelão é um hotel de duas estrelas em Mafra, Lisboa; contruído em 1982 para responder a uma oportunidade de mercado, dado que Mafra não tinha nenhum estabelecimento do género, o mais perto localizava-se na Ericeira. Graças à sua longevidade e localização, perto do centro, numa das principais avenidas, este Hotel é já uma marca bem reconhecida na região. O Hotel tem alguns concorrentes diretos, contudo apenas um em Mafra. Assim, e sabendo que a região está a crescer, a administração sente que o estabelecimento tem potencial para mais, ambicionando um aumento nas vendas. Seguindo a estrutura de um plano de marketing, esta tese apresenta análises ao turismo, à hotelaria, à concorrência e à própria empresa. Os motivos que explicam as atuais vendas são apresentados, assim como soluções e medidas de implementação que permitem aumentar vendas. As propostas estão presentes ao longo do projeto, com especial detalhe na parte operacional do plano de marketing. Foi analisado o panorama atual e o que pode ser ajustado, mais concretamente na STP e no marketing mix. Com esta análise e as alterações propostas, sendo implementadas, o Hotel e a qualidade do serviço irão melhorar, pelo que se espera um consequente aumento nas vendas.
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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