Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16136
Author(s): | Ribeiro, Maria Margarida Batalha |
Advisor: | Antonio, José dos Santos António Marques, Catarina Maria Valente Antunes |
Date: | 17-Oct-2017 |
Title: | Setor bancário português: análise da perceção de qualidade, equidade, valor, satisfação e confiança da população portuguesa |
Reference: | Ribeiro, M. M. B. (2017). Setor bancário português: análise da perceção de qualidade, equidade, valor, satisfação e confiança da população portuguesa [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/16136 |
Keywords: | Gestão da qualidade Sector bancário Qualidade dos serviços Satisfação do cliente Equidade Portugal Qualidade Banca Setor bancário português Confiança Satisfação Valor percebido Quality Banking Portuguese banking sector Trust Fairness Satisfaction Perceived value |
Abstract: | As Instituições Bancárias dependem, quase inteiramente, do bem-estar económico e da
confiança da comunidade que servem, e estão inseridas num mercado altamente
concorrencial, tornando-se mais premente a necessidade de saber o que os clientes mais
valorizam.
Tendo em consideração os acontecimentos económicos recentes, importa referir que durante o
processo de expansão de uma economia em crescimento, as pessoas exigem cada vez maior
quantidade e melhores serviços financeiros. Para que aconteça o desenvolvimento financeiro,
é então necessário atender a estas exigências e expetativas, oferecendo sofisticação,
quantidade e qualidade nos serviços prestados. Por conseguinte, o objetivo principal da
presente dissertação centra-se na análise das perceções de Qualidade, de Equidade, de Valor,
de Satisfação e de Confiança que os portugueses fazem acerca dos serviços no setor bancário
português.
De forma a concretizar a investigação foi aplicado um inquérito, no âmbito do qual se
inquiriram 280 clientes de instituições bancárias.
Os resultados revelaram que o construto com melhor avaliação foi a satisfação, e pelo
contrário, o valor percebido é o construto que reúne as avaliações mais baixas.
Para além dos resultados acima mencionados, foi também estudada a estrutura das relações
entre os construtos, e concluiu-se que a equidade influencia positivamente a Qualidade, o
Valor Percebido e a Satisfação. Adicionalmente o Valor Percebido é influenciado também
pela qualidade, e ambos influenciam a Satisfação.
Por fim, a Confiança é influenciada por todos os construtos, sendo a Satisfação a dimensão
com menor impacto e o Valor Percebido apresenta-se como a dimensão com maior impacto
na Confiança. Banking Institutions depend almost entirely on the economic well-being and the trust of the community they serve and are embedded in a highly competitive market, making the need to know and valued customers more pressing. Taking into account recent economic developments, it should be noted that, in the process of expanding a growing economy, people are demanding more and better financial services. For financial development to occur, it is then necessary to meet these requirements and expectations, offering sophistication, quantity and quality in the services provided. Therefore, the main objective of this dissertation is centered in the analysis of the perceptions of Quality, Equity, Value, Satisfaction and Confidence that the Portuguese make about services in the Portuguese banking sector. In order to carry out the investigation, a survey was carried out in which 280 clients of banking institutions were surveyed. The results showed that the construct with the best evaluation was satisfaction and, on the contrary, perceived value was the construct that brings together the lowest evaluations. In addition to the aforementioned results, the structure of the relationship between the constructs was also studied, and it was concluded that equity positively influences Quality, Perceived Value and Satisfaction. Additionally, Perceived Value is also influenced by quality and both influence Satisfaction. Finally, Confidence is influenced by all constructs, Satisfaction being the dimension with the least impact and Perceived Value the dimension with the greatest impact on Confidence. |
Degree: | Mestrado em Gestão |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_maria_batalha_ribeiro.pdf | 3,21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.