Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/16057
Author(s): | Volzone, R. |
Date: | 2017 |
Title: | Os eremitas da pobre vida e a construção da paisagem da Serra de Ossa |
Volume: | 4 |
Pages: | 198-219 |
Event title: | I Colóquio Ibérico de Paisagem - O estudo e a construção da Paisagem como problema metodológico |
ISBN: | 978-972-96844-8-7 |
Keywords: | Apropriação Arquitetura Eremitismo Paisagem Serra de Ossa |
Abstract: | Os testemunhos arquitetónicos que chegam até hoje como legado do movimento eremítico na Serra de Ossa, embora estudados e analisados do ponto de vista historiográfico, são ainda pouco conhecidos relativamente às caraterísticas arquitetónicas da sua implantação física e da sua relação com os sistemas naturais. Pretende-se neste trabalho expor o processo de apropriação do ermo como ponto de partida para a interpretação desta paisagem, evidenciando a relação estreita entre a vivência religiosa e o espaço físico escolhido para atingir a perfeição da alma. O locus eremus é assim determinado não só por aspetos de ordem prática como a localização absoluta e relativa, orografia do terreno, existência de recursos hídricos, ou o favorecimento do Rei à ação religiosa e de povoamento dos eremitas, mas também por aspetos de ordem espiritual associados ao simbolismo dos elementos físicos presentes e da caminhada solitária destes homens. Estes aspetos, conjugados com os elementos arquitetónicos construídos e demais ação humana exercida, poderão ser campo fértil para a definição de uma hipotética Paisagem Eremítica com base nas caraterísticas suficientemente distintivas que a sustente. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-CRI - Comunicações a conferências internacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
E-BOOK Estudos de Paisagem IV.pdf | 17,51 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.