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http://hdl.handle.net/10071/15952
Author(s): | Álvares, C. André, P. |
Date: | 2017 |
Title: | Para um entendimento do fenómeno cromático na Arquitectura |
Pages: | 76-98 |
Event title: | II - Seminário de investigação, ensino e difusão |
ISBN: | 978-989-8876-99-7 |
Keywords: | Arquitectura Cor Ensino Materialidade Luz |
Abstract: | Considera-se que a cor e a luz são elementos fundamentais ao exercício do Projecto de Arquitectura, por fornecerem informações sobre o espaço e auxiliarem na interpretação do contexto em que estamos inseridos. Pretende-se demonstrar a sua relevância para a formação do arquitecto e para o processo projectual. No início do século XX, a conjuntura política, económica e social da Europa proporcionou a reformulação do ensino artístico e, consequentemente, a fundação de escolas como a Vkhutemas (Rússia) e a Staatliches-Bauhaus (Alemanha) – que incluíam a disciplina da Arquitectura (‘obra de Arte total’), no seu plano de formação. Estas instituições foram um exemplo de como o ‘arquitecto de vanguarda’, devia ter conhecimentos em diferentes vertentes, nomeadamente a cor. Paralelamente, no panorama nacional, dava-se início ao processo de reformulação do ensino nas Escolas de Belas-Artes – que, no caso de Lisboa, culminou na separação da disciplina da Arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Actualmente, a vertente cromática permanece desintegrada da formação em Arquitectura: em vinte e quatro instituições de ensino superior (públicas e privadas), apenas quatro oferecem a possibilidade do futuro arquitecto/a obter um estudo aprofundado, no âmbito da cor. Partindo da memória do estudo de cor do projecto Centro Náutico de Sines, verificou-se o carácter expressivo da cor e a sua relevância na organização do espaço. Após a definição das intenções arquitectónicas foi necessário compreender de que modo a cor/materialidade podia contribuir para o cumprimento das mesmas, considerando o conforto visual do Ser Humano. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | DINÂMIA'CET-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
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