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http://hdl.handle.net/10071/15952
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Álvares, C. | - |
dc.contributor.author | André, P. | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-04T14:39:10Z | - |
dc.date.available | 2018-06-04T14:39:10Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-8876-99-7 | - |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-45035 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/15952 | - |
dc.description.abstract | Considera-se que a cor e a luz são elementos fundamentais ao exercício do Projecto de Arquitectura, por fornecerem informações sobre o espaço e auxiliarem na interpretação do contexto em que estamos inseridos. Pretende-se demonstrar a sua relevância para a formação do arquitecto e para o processo projectual. No início do século XX, a conjuntura política, económica e social da Europa proporcionou a reformulação do ensino artístico e, consequentemente, a fundação de escolas como a Vkhutemas (Rússia) e a Staatliches-Bauhaus (Alemanha) – que incluíam a disciplina da Arquitectura (‘obra de Arte total’), no seu plano de formação. Estas instituições foram um exemplo de como o ‘arquitecto de vanguarda’, devia ter conhecimentos em diferentes vertentes, nomeadamente a cor. Paralelamente, no panorama nacional, dava-se início ao processo de reformulação do ensino nas Escolas de Belas-Artes – que, no caso de Lisboa, culminou na separação da disciplina da Arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. Actualmente, a vertente cromática permanece desintegrada da formação em Arquitectura: em vinte e quatro instituições de ensino superior (públicas e privadas), apenas quatro oferecem a possibilidade do futuro arquitecto/a obter um estudo aprofundado, no âmbito da cor. Partindo da memória do estudo de cor do projecto Centro Náutico de Sines, verificou-se o carácter expressivo da cor e a sua relevância na organização do espaço. Após a definição das intenções arquitectónicas foi necessário compreender de que modo a cor/materialidade podia contribuir para o cumprimento das mesmas, considerando o conforto visual do Ser Humano. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | DINÂMIA'CET-IUL | por |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147301/PT | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Arquitectura | por |
dc.subject | Cor | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Materialidade | por |
dc.subject | Luz | por |
dc.title | Para um entendimento do fenómeno cromático na Arquitectura | por |
dc.type | conferenceObject | en_US |
dc.event.title | II - Seminário de investigação, ensino e difusão | por |
dc.event.type | Conferência | por |
dc.pagination | 76-98 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão | en_US |
degois.publication.firstPage | 76 | por |
degois.publication.lastPage | 98 | por |
degois.publication.location | Lisboa | por |
degois.publication.title | Laboratório Colaborativo: dinâmicas urbanas, património, artes. II - Seminário de investigação, ensino e difusão | por |
dc.date.updated | 2018-06-04T14:37:16Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
Aparece nas coleções: | DINÂMIA'CET-CRN - Comunicações a conferências nacionais |
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