Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15708
Author(s): Oliveira, Fausto Manuel de Assis Tinoco Reis de
Advisor: Fernandes, António Miguel Teles
Carrazedo, Tiago Miguel Teixeira
Date: 21-Dec-2017
Title: Business analytics: o driver de futuro nas parcerias empresariais: plano de negócio: partnersBiz.eu, partnersHub.eu, partnersAlliance.eu
Reference: Oliveira, F. M. de A. T. R. de (2017). Business analytics: o driver de futuro nas parcerias empresariais: plano de negócio: partnersBiz.eu, partnersHub.eu, partnersAlliance.eu [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15708
Keywords: Estratégias de desenvolvimento
Gestão estratégica
Avaliação
Projecto empresarial
Financiamento
Plano de negócio
Analytics
Business partnership
Multilateral platform
Public procurement
Financing of international projects
Business
Business plan
Business model
Abstract: Durante séculos, inúmeros acontecimentos passaram sem ser registados. Hoje em dia, todas as ações e interações podem ser monitorizadas e registadas, podendo daí extrair-se informação relevante para sustentar o "próximo passo". No quotidiano pessoal ou profissional, tudo o que ocorre à nossa volta é fonte de dados, quantitativos ou qualitativos, estruturados ou não estruturados, recolhidos apenas por "software" ou acionados por "hardware", tendo os sensores um destaque cada vez maior. Um pouco por todo o mundo, o tecido empresarial tem procurado especializar-se na sua área "core" de atuação, focando a oferta num menor número de produtos e/ou serviços, mas aportando um maior valor aos seus clientes. Ao mesmo tempo, resultado do cada vez menor tempo de vida dos produtos e serviços, bem como dos respetivos projetos de implementação, as empresas vêem-se forçadas a tornarem-se mais ágeis. Porém, a crescente complexidade dos projetos para o desenvolvimento de novos produtos e a necessidade de prestação de um serviço integrado, multidisciplinar e com rápidas respostas ao mercado, gera a necessidade do estabelecimento de parcerias empresariais. Aplicar as potencialidades do "Analytics" a uma necessidade empresarial estratégica, como é o caso do estabelecimento de parcerias empresariais, é o princípio subjacente para o desenvolvimento da presente Tese de Mestrado em Gestão de Empresas. Esta foi concebida sob o formato de Plano de Negócio para um Projeto Inovador, com o objetivo de criar uma empresa de abrangência internacional e de cariz tecnológico que, alavancada pelas ferramentas e métodos de "Analytics", possa gerar parcerias empresariais bem-sucedidas.
For centuries, numerous events have passed without being registered. Nowadays, all actions and interactions can be monitored and recorded, and relevant information can be extracted to support the "next step". In personal or professional daily life, everything that occurs around us is a source of quantitative or qualitative, structured or unstructured data, collected by software alone or triggered by hardware, with the relevance of sensors getting increasingly higher. Throughout the globe, the business world has sought to specialize in its core activities, focusing on offering a smaller number of products or services, but bringing greater value to its customers. Moreover, shorter product and services lifetimes, as well as shorter development and implementation phases, forces companies to become more agile. However, the growing complexity of projects for the development of new products and the need to provide an integrated and multidisciplinary service, with faster responses to market demand, generates the need for business partnership establishment. Applying the potential of Analytics to a strategic business need, such as the establishment of business partnerships, is the underlying principle for the development of this Master's thesis in Business Management. This thesis was conceived as a Business Plan for an Innovative Project, with the objective of creating an international technological company that can generate successful business partnerships, leveraged by Analytics methods and tools.
Degree: Mestrado em Gestão de Empresas
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_fausto_reis_oliveira.pdf2,89 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.