Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15653
Autoria: Bento, A. C.
Data: 2017
Título próprio: O programa Escola Segura: prevenção, proximidade e comunidade
Volume: 21
Número: 2
Paginação: 319 - 339
ISSN: 0873-6561
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/etnografica.4921
Palavras-chave: Policiamento escolar
Programa Escola Segura
Prevenção
Proximidade
Comunidade
Resumo: Partindo de um registo etnográfico realizado numa esquadra policial do concelho de Lisboa, este artigo pretende dar conta da forma como o programa Escola Segura está organizado e é executado pelos seus agentes no terreno. Será argumentado que atividades como ações de sensibilização ou demonstrações policiais – que têm como principal função a transmissão de normas e valores – não só desempenham um papel fundamental na definição do programa de um ponto de vista organizacional, como também constituem uma das formas mais concretas de materializar as ideias de prevenção e proximidade no contexto do policiamento português. Por sua vez, o acompanhamento da realização destas atividades revelou a importância do imaginário subjacente à ideia de comunidade para a forma como os agentes do programa Escola Segura atribuem sentido e legitimidade ao tipo de policiamento que protagonizam.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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