Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15592
Author(s): Pereira, Filipa Noronha Falcão Teotónio
Advisor: Neves, José Soares
Santos, Jorge Alves dos
Date: 2017
Title: Público(s) do Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Reference: Pereira, F. N. F. T. (2017). Público(s) do Museu Nacional de História Natural e da Ciência [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15592
Keywords: Gestão cultural
Gestão de museus
Público
Museu
Ciência
Estudo de casos
Públicos dos museus
Públicos de Ciência
Museu Nacional de História Natural e da Ciência
Estudos de públicos
Museum visitors
Visitors of science museums
National Museum of Natural History and Science
Museum visitor studies
Abstract: Esta dissertação insere-se no ramo de Gestão Cultural do Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura e tem como foco principal os públicos do Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). Os objetivos desta investigação são, por um lado, a caracterização destes públicos, nacionais e estrangeiros, através dos dados sociográficos e da relação prévia existente entre os visitantes do museu e, por outro lado, enquadrar empiricamente a visita nos contextos físico, temporal e social, bem como compreender as motivações, as expetativas e a avaliação feita pelos visitantes relativamente à visita ao museu em estudo. Como método de recolha de informação foi utilizado o inquérito por questionário autoadministrado que estava disponível em dois idiomas (português e inglês), como forma de alcançar o maior número de visitantes possível para que os resultados fossem representativos da realidade. Os principais resultados revelam que se trata de um público maioritariamente feminino, jovem, com um grau de escolaridade elevado. Verifica-se que uma grande parte dos visitantes, visita o MUHNAC pela primeira vez, sendo por isso considerados, Estreantes. A maior parte dos públicos afirma estar satisfeito com a visita que realizou ao museu e mostra uma intenção de repetir a visita.
This dissertation is part of the Cultural Management branch of the Master's Degree in Entrepreneurship and Culture Studies and has as main focus the public of the National Museum of Natural History and Science (MUHNAC). The purpose of this research is, on the one hand, the characterization of these national and foreign audiences through sociographic data and the previous relationship existing among museum visitors and, on the other hand, to empirically frame the visit in the physical, temporal and social contexts, as well as to understand the motivations, the expectations and the evaluation made by the visitors regarding the visit to this museum. As a method of collecting information, a self-administered questionnaire survey was used, which was available in two languages (in Portuguese and in English) in order to reach as many visitors as possible so that the results were representative of reality. The main results show that the visitors is mostly female, young and with a high schooling level. It is verified that a great part of the visitors, visits the MUHNAC for the first time. The majority of the visitors claims to be satisfied with the visit to the museum and shows an intention to repeat it.
Degree: Mestrado em Empreendedorismo e Estudos da Cultura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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