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http://hdl.handle.net/10071/15506
Author(s): | Almeida, Ana Filipa Cipriano de |
Advisor: | Neto, Pedro Miguel Pereira Crespo, Miguel Ângelo de Sousa |
Date: | 16-Nov-2017 |
Title: | A televisão e a dominação em Portugal: uma análise às eleições presidenciais de 2016 |
Reference: | Almeida, A. F. C. de (2017). A televisão e a dominação em Portugal: uma análise às eleições presidenciais de 2016 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15506 |
Keywords: | Televisão Informação televisiva Influência social Comportamento do consumidor Eleição presidencial - 2016 Agenda-setting Domination Influence Manipulation Presidential elections |
Abstract: | A televisão, devido à sua alta taxa de penetração, continua a ser um dos principais meios
para obtenção de informação política em Portugal, e, muitas vezes, o único. Assim, através
do agendamento (agenda-setting), a televisão domina a forma como os seus espetadores
percecionam determinado assunto e indivíduo.
Dito isto, pretendo demonstrar a passagem da influência (manipulação) do medium
televisivo, para a dominação do nosso pensamento. Irei, assim, focar-me na comunicação
política reunindo argumentos de variados autores para explicar e validar a minha tese.
Através de um estudo de caso - as eleições presidenciais de 2016 - será realizada uma
comparação entre o tipo de informação, imagem e tempo dedicado a cada candidato
presidencial nos jornais televisivos durante a campanha com os resultados eleitorais. Television, due to its high penetration rate, is still one of the main means to obtain political information in Portugal, and, many times, the only one. Therefore, through agenda-setting, television dominates the way its viewers see certain topic or individual. That said, I intend to affirm that we verify a passage from an influence (manipulation) of the television medium, to a domination of our thought. I will focus on political communication collecting arguments of various authors to explain and validate my idea. Through the case study - presidential elections of 2016 - will be made a comparison between the type of information, image and time dedicated to a certain presidential candidate in the news during the campaign with the election results. |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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