Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15506
Author(s): Almeida, Ana Filipa Cipriano de
Advisor: Neto, Pedro Miguel Pereira
Crespo, Miguel Ângelo de Sousa
Date: 16-Nov-2017
Title: A televisão e a dominação em Portugal: uma análise às eleições presidenciais de 2016
Reference: Almeida, A. F. C. de (2017). A televisão e a dominação em Portugal: uma análise às eleições presidenciais de 2016 [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15506
Keywords: Televisão
Informação televisiva
Influência social
Comportamento do consumidor
Eleição presidencial - 2016
Agenda-setting
Domination
Influence
Manipulation
Presidential elections
Abstract: A televisão, devido à sua alta taxa de penetração, continua a ser um dos principais meios para obtenção de informação política em Portugal, e, muitas vezes, o único. Assim, através do agendamento (agenda-setting), a televisão domina a forma como os seus espetadores percecionam determinado assunto e indivíduo. Dito isto, pretendo demonstrar a passagem da influência (manipulação) do medium televisivo, para a dominação do nosso pensamento. Irei, assim, focar-me na comunicação política reunindo argumentos de variados autores para explicar e validar a minha tese. Através de um estudo de caso - as eleições presidenciais de 2016 - será realizada uma comparação entre o tipo de informação, imagem e tempo dedicado a cada candidato presidencial nos jornais televisivos durante a campanha com os resultados eleitorais.
Television, due to its high penetration rate, is still one of the main means to obtain political information in Portugal, and, many times, the only one. Therefore, through agenda-setting, television dominates the way its viewers see certain topic or individual. That said, I intend to affirm that we verify a passage from an influence (manipulation) of the television medium, to a domination of our thought. I will focus on political communication collecting arguments of various authors to explain and validate my idea. Through the case study - presidential elections of 2016 - will be made a comparison between the type of information, image and time dedicated to a certain presidential candidate in the news during the campaign with the election results.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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