Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/15351
Autoria: | Valente, Ana Carolina Pereira |
Orientação: | Brochado, Ana Margarida Mendes Camelo Oliveira |
Data: | 2017 |
Título próprio: | Business plan for a cultural platform |
Referência bibliográfica: | Valente, A. C. P. (2017). Business plan for a cultural platform [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15351 |
Palavras-chave: | Gestão cultural Marketing cultural Empreendedorismo Educação artística Imigrantes Inclusão social Portugal Entrepreneurship Arts and Cultural Management Education for the Arts and culture Social Inclusion Gestão Artística e Cultural Educação para as Artes |
Resumo: | The business plan to be presented intends to support the development of a cultural platform
that is built under three pivotal features: a broad cultural program, an accessible education
component and a social dimension that strives for supporting immigrant communities.
This project aspires to be a means of promotion of cultural diversity and cultural dialogue and
to ultimately contribute to a better integration of immigrant communities within the
Portuguese society.
By developing this proposal, the author intends to present a business model that is sustainable
and to subsequently eradicate the widespread notion that a cultural project never represents
any return on investment.
The underlying methodology comprehends the development of a theoretical context through a
literature review, which was proceeded by a PESTEL and Porter analysis. An overview on the
sector was performed, as well a review on the project’s competitive context. Additionally, the
proposal involved the assessment of intrinsic opportunities and threats and the development of
a survey that supported the STP and marketing mix strategies. After developing a systemic
SWOT, a financial evaluation was conducted.
This theoretical structure provided the conditions to conclude that there is an overall favorable
environment that will most certainly allow the implementation of a project with the profile
that was previously mentioned. Subsequently, this project is expected to generate an NPV of
1,1 million Euros and an IRR of 27%. The investment is predicted to be recovered in less than
nine years and the project’s profitability index will represent 2,01 € per capital unit. O business plan desenvolvido tem como objetivo sustentar a criação de uma plataforma cultural, assente em três elementos principais: uma agenda cultural diversificada, uma componente educativa acessível e uma vertente social de apoio às comunidades imigrantes. Pretende-se que este projeto seja uma via promotora da diversidade e do diálogo cultural, contribuindo para a uma maior integração da comunidade imigrante na sociedade portuguesa. A concretização desta proposta reflete igualmente a intenção de apresentar um modelo de negócio sustentável, erradicando a noção generalizada de que um projeto cultural nunca poderá ter retorno sobre o investimento. A metodologia subjacente ao projeto compreende o desenvolvimento de uma contextualização teórica através de uma revisão de literatura, procedida de uma análise PESTEL e Porter. Seguidamente destacam-se a realização de uma avaliação ao setor cultural e recreativo e uma análise à concorrência. Adicionalmente, o desenvolvimento da proposta envolveu uma aferição das oportunidades e ameaças intrínsecas ao projeto e a elaboração de um questionário que sustenta a estratégia de STP e marketing mix. Após a execução de uma SWOT sistémica, procedeu-se ao desenvolvimento de uma avaliação financeira do projeto. Esta sistematização teórica permitiu concluir a existência de um ambiente favorável à implementação de um projeto nos moldes apresentados e a possibilidade do mesmo ter a capacidade de gerar um VAL correspondente a 1,1 milhões de euros e uma TIR de 27%. A recuperação do investimento será realizada em menos de nove anos e o índice de rendibilidade do projeto corresponderá a 2,01 € por unidade de capital investida |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
master_ana_pereira_valente.pdf | 6,08 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.