Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15351
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBrochado, Ana Margarida Mendes Camelo Oliveira-
dc.contributor.authorValente, Ana Carolina Pereira-
dc.date.accessioned2018-03-12T12:12:14Z-
dc.date.available2018-03-12T12:12:14Z-
dc.date.issued2017-
dc.date.submitted2017-10-
dc.identifier.citationValente, A. C. P. (2017). Business plan for a cultural platform [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15351pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15351-
dc.description.abstractThe business plan to be presented intends to support the development of a cultural platform that is built under three pivotal features: a broad cultural program, an accessible education component and a social dimension that strives for supporting immigrant communities. This project aspires to be a means of promotion of cultural diversity and cultural dialogue and to ultimately contribute to a better integration of immigrant communities within the Portuguese society. By developing this proposal, the author intends to present a business model that is sustainable and to subsequently eradicate the widespread notion that a cultural project never represents any return on investment. The underlying methodology comprehends the development of a theoretical context through a literature review, which was proceeded by a PESTEL and Porter analysis. An overview on the sector was performed, as well a review on the project’s competitive context. Additionally, the proposal involved the assessment of intrinsic opportunities and threats and the development of a survey that supported the STP and marketing mix strategies. After developing a systemic SWOT, a financial evaluation was conducted. This theoretical structure provided the conditions to conclude that there is an overall favorable environment that will most certainly allow the implementation of a project with the profile that was previously mentioned. Subsequently, this project is expected to generate an NPV of 1,1 million Euros and an IRR of 27%. The investment is predicted to be recovered in less than nine years and the project’s profitability index will represent 2,01 € per capital unit.por
dc.description.abstractO business plan desenvolvido tem como objetivo sustentar a criação de uma plataforma cultural, assente em três elementos principais: uma agenda cultural diversificada, uma componente educativa acessível e uma vertente social de apoio às comunidades imigrantes. Pretende-se que este projeto seja uma via promotora da diversidade e do diálogo cultural, contribuindo para a uma maior integração da comunidade imigrante na sociedade portuguesa. A concretização desta proposta reflete igualmente a intenção de apresentar um modelo de negócio sustentável, erradicando a noção generalizada de que um projeto cultural nunca poderá ter retorno sobre o investimento. A metodologia subjacente ao projeto compreende o desenvolvimento de uma contextualização teórica através de uma revisão de literatura, procedida de uma análise PESTEL e Porter. Seguidamente destacam-se a realização de uma avaliação ao setor cultural e recreativo e uma análise à concorrência. Adicionalmente, o desenvolvimento da proposta envolveu uma aferição das oportunidades e ameaças intrínsecas ao projeto e a elaboração de um questionário que sustenta a estratégia de STP e marketing mix. Após a execução de uma SWOT sistémica, procedeu-se ao desenvolvimento de uma avaliação financeira do projeto. Esta sistematização teórica permitiu concluir a existência de um ambiente favorável à implementação de um projeto nos moldes apresentados e a possibilidade do mesmo ter a capacidade de gerar um VAL correspondente a 1,1 milhões de euros e uma TIR de 27%. A recuperação do investimento será realizada em menos de nove anos e o índice de rendibilidade do projeto corresponderá a 2,01 € por unidade de capital investidapor
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão culturalpor
dc.subjectMarketing culturalpor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectEducação artísticapor
dc.subjectImigrantespor
dc.subjectInclusão socialpor
dc.subjectPortugalpor
dc.subjectEntrepreneurshippor
dc.subjectArts and Cultural Managementpor
dc.subjectEducation for the Arts and culturepor
dc.subjectSocial Inclusionpor
dc.subjectGestão Artística e Culturalpor
dc.subjectEducação para as Artespor
dc.titleBusiness plan for a cultural platformpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201763230por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.subject.jelM13-
dc.subject.jelZ100-
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economics-
dc.subject.jel1Z Other special topics-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_pereira_valente.pdf6,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.