Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15351
Autoria: Valente, Ana Carolina Pereira
Orientação: Brochado, Ana Margarida Mendes Camelo Oliveira
Data: 2017
Título próprio: Business plan for a cultural platform
Referência bibliográfica: Valente, A. C. P. (2017). Business plan for a cultural platform [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15351
Palavras-chave: Gestão cultural
Marketing cultural
Empreendedorismo
Educação artística
Imigrantes
Inclusão social
Portugal
Entrepreneurship
Arts and Cultural Management
Education for the Arts and culture
Social Inclusion
Gestão Artística e Cultural
Educação para as Artes
Resumo: The business plan to be presented intends to support the development of a cultural platform that is built under three pivotal features: a broad cultural program, an accessible education component and a social dimension that strives for supporting immigrant communities. This project aspires to be a means of promotion of cultural diversity and cultural dialogue and to ultimately contribute to a better integration of immigrant communities within the Portuguese society. By developing this proposal, the author intends to present a business model that is sustainable and to subsequently eradicate the widespread notion that a cultural project never represents any return on investment. The underlying methodology comprehends the development of a theoretical context through a literature review, which was proceeded by a PESTEL and Porter analysis. An overview on the sector was performed, as well a review on the project’s competitive context. Additionally, the proposal involved the assessment of intrinsic opportunities and threats and the development of a survey that supported the STP and marketing mix strategies. After developing a systemic SWOT, a financial evaluation was conducted. This theoretical structure provided the conditions to conclude that there is an overall favorable environment that will most certainly allow the implementation of a project with the profile that was previously mentioned. Subsequently, this project is expected to generate an NPV of 1,1 million Euros and an IRR of 27%. The investment is predicted to be recovered in less than nine years and the project’s profitability index will represent 2,01 € per capital unit.
O business plan desenvolvido tem como objetivo sustentar a criação de uma plataforma cultural, assente em três elementos principais: uma agenda cultural diversificada, uma componente educativa acessível e uma vertente social de apoio às comunidades imigrantes. Pretende-se que este projeto seja uma via promotora da diversidade e do diálogo cultural, contribuindo para a uma maior integração da comunidade imigrante na sociedade portuguesa. A concretização desta proposta reflete igualmente a intenção de apresentar um modelo de negócio sustentável, erradicando a noção generalizada de que um projeto cultural nunca poderá ter retorno sobre o investimento. A metodologia subjacente ao projeto compreende o desenvolvimento de uma contextualização teórica através de uma revisão de literatura, procedida de uma análise PESTEL e Porter. Seguidamente destacam-se a realização de uma avaliação ao setor cultural e recreativo e uma análise à concorrência. Adicionalmente, o desenvolvimento da proposta envolveu uma aferição das oportunidades e ameaças intrínsecas ao projeto e a elaboração de um questionário que sustenta a estratégia de STP e marketing mix. Após a execução de uma SWOT sistémica, procedeu-se ao desenvolvimento de uma avaliação financeira do projeto. Esta sistematização teórica permitiu concluir a existência de um ambiente favorável à implementação de um projeto nos moldes apresentados e a possibilidade do mesmo ter a capacidade de gerar um VAL correspondente a 1,1 milhões de euros e uma TIR de 27%. A recuperação do investimento será realizada em menos de nove anos e o índice de rendibilidade do projeto corresponderá a 2,01 € por unidade de capital investida
Designação do grau: Mestrado em Marketing
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ana_pereira_valente.pdf6,08 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.