Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15278
Author(s): Graça, Leonor Portela da
Advisor: Silva, Rita Maria Espanha Pires Torrado da
Date: 27-Oct-2017
Title: Grey generation e a literacia digital: o papel do nível de escolaridade
Reference: GRAÇA, Leonor Portela da - Grey generation e a literacia digital: o papel do nível de escolaridade [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15278>.
Keywords: Literacia digital
Desigualdade social
Acesso à informação
Escolaridade
Nível de ensino
Digital literacy
Digital immigrants
Digital inequalities
Social inequalities
Abstract: Numa sociedade cada vez mais tecnológica, a importância da literacia digital torna-se cada vez maior. As desigualdades digitais são também cada vez mais acentuadas, muitas vezes por diferenças já existentes no ambiente "offline". O objetivo de investigação da presente dissertação prende-se, deste modo, com o estudo da importância do grau de escolaridade e do seu papel enquanto influenciador na literacia digital dos portugueses com idade superior a 55 anos. Para isso, foram entrevistados e submetidos a um teste experimental presencial 18 indivíduos com idades compreendidas entre os 55 e 75 anos, nas localidades de Tomar e Lisboa. De acordo com a análise, verificou-se, então, a importância do papel do grau de escolaridade nas práticas, atitudes e motivações da "Grey Generation" portuguesa, bem como no seu grau de literacia digital.
In an increasingly technological society, the importance of the concept of digital literacy is also becoming higher. Digital inequalities are further amplified, a lot of the times because of offline differences, such one’s level of education. This dissertation's main objective is to understand the implications of education as a digital literacy influencer in the Portuguese population with over 55 years of age. For that end, 18 people between the age of 55 and 75 years of age, in the cities of Lisbon and Tomar were interviewed and submitted to an experimental digital literacy test. According to the results of this investigation, it was possible to verify the importance of education in the practices, attitudes and motivations of the Portuguese Grey Generation, as well as in their digital literacy level.
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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