Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15263
Author(s): Saturnino, Emily Cíceri
Advisor: Mauritti, Rosário
Date: 6-Nov-2017
Title: Uma abordagem sociológica dos processos de decisão de consumo dos empreendedores
Reference: SATURNINO, Emily Cíceri - Uma abordagem sociológica dos processos de decisão de consumo dos empreendedores [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15263>.
Keywords: Empreendedorismo
Trabalhador independente
Consumo
Tomada de decisão
Entrepreneurs
Liberal professionals
Self-employed
Consumption
Consumption guidelines
Abstract: Este é um estudo sobre as tomadas de decisão de consumo dos empreendedores. Faz uma recolha comparativa entre as escolhas de consumo pessoais e profissionais destes indivíduos. Para tal é aplicada uma metodologia qualitativa, em que são realizadas entrevistas semiestruturadas a dez empreendedores, da região de Lisboa. As variáveis analisadas vão desde características demográficas, origens sociais, profissões passadas, classificação da situação na profissão, áreas de atividade, crescimento dos seus negócios, tomadas de decisão de consumo profissionais e pessoais. As maiores evidencias que as analises nos permitem verificar é que os empreendedores são uma reprodução das suas classes sociais de origens. É também possível observar que o género influencia o consumo. Uma das principais conclusões é que o consumo dos empreendedores é influenciado pelos seus contextos sociais. Contudo é compreendido no estudo que as influências dos contextos pessoais e profissional, destes empreendedores, é muito próximo pelas características da situação na profissão que têm.
This is a study on entrepreneurs consumption decision-making. It collects data to compare personal and professional consumption choices of these individuals. For this, a qualitative methodology is applied, in which semi-structured interviews are carried out to ten entrepreneurs, from the region of Lisbon. The variables analyzed range from demographic characteristics, social origins, past professions, classification of professional situation, business activities, growth of their businesses, professional and personal consumption decision-making. The greatest evidence that the analysis allows us to verify is that entrepreneurs are a reproduction of their origins class. It is also possible to observe that gender influences their consumption. One of the main conclusions is that entrepreneurs consumption is influenced by their social contexts. However, this study understands that influences in personal and professional contexts, of the entrepreneurs, are very close due to their professional situation.
Degree: Mestrado em Sociologia
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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