Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/15263
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMauritti, Rosário-
dc.contributor.authorSaturnino, Emily Cíceri-
dc.date.accessioned2018-02-26T13:02:31Z-
dc.date.available2018-02-26T13:02:31Z-
dc.date.issued2017-11-06-
dc.date.submitted2017-09-
dc.identifier.citationSATURNINO, Emily Cíceri - Uma abordagem sociológica dos processos de decisão de consumo dos empreendedores [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15263>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/15263-
dc.description.abstractEste é um estudo sobre as tomadas de decisão de consumo dos empreendedores. Faz uma recolha comparativa entre as escolhas de consumo pessoais e profissionais destes indivíduos. Para tal é aplicada uma metodologia qualitativa, em que são realizadas entrevistas semiestruturadas a dez empreendedores, da região de Lisboa. As variáveis analisadas vão desde características demográficas, origens sociais, profissões passadas, classificação da situação na profissão, áreas de atividade, crescimento dos seus negócios, tomadas de decisão de consumo profissionais e pessoais. As maiores evidencias que as analises nos permitem verificar é que os empreendedores são uma reprodução das suas classes sociais de origens. É também possível observar que o género influencia o consumo. Uma das principais conclusões é que o consumo dos empreendedores é influenciado pelos seus contextos sociais. Contudo é compreendido no estudo que as influências dos contextos pessoais e profissional, destes empreendedores, é muito próximo pelas características da situação na profissão que têm.por
dc.description.abstractThis is a study on entrepreneurs consumption decision-making. It collects data to compare personal and professional consumption choices of these individuals. For this, a qualitative methodology is applied, in which semi-structured interviews are carried out to ten entrepreneurs, from the region of Lisbon. The variables analyzed range from demographic characteristics, social origins, past professions, classification of professional situation, business activities, growth of their businesses, professional and personal consumption decision-making. The greatest evidence that the analysis allows us to verify is that entrepreneurs are a reproduction of their origins class. It is also possible to observe that gender influences their consumption. One of the main conclusions is that entrepreneurs consumption is influenced by their social contexts. However, this study understands that influences in personal and professional contexts, of the entrepreneurs, are very close due to their professional situation.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectTrabalhador independentepor
dc.subjectConsumopor
dc.subjectTomada de decisãopor
dc.subjectEntrepreneurspor
dc.subjectLiberal professionalspor
dc.subjectSelf-employedpor
dc.subjectConsumptionpor
dc.subjectConsumption guidelinespor
dc.titleUma abordagem sociológica dos processos de decisão de consumo dos empreendedorespor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201751941por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Sociologiapor
thesis.degree.nameMestrado em Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
emily_ciceri_saturnino_diss_mestrado.pdf1,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.