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http://hdl.handle.net/10071/15210
Autoria: | Melo, Márcia Nobre Herrera de |
Orientação: | Oliveira, Maria Luísa Tiago de |
Data: | 4-Dez-2017 |
Título próprio: | Transportando sonhos: a história da estrada de ferro do Amapá (1957-2016) |
Referência bibliográfica: | Melo, M. N. H. de (2017). Transportando sonhos: a história da estrada de ferro do Amapá (1957-2016) [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15210 |
Palavras-chave: | História contemporânea Transporte ferroviário Indústria mineira Comércio Desenvolvimento económico Desenvolvimento social Brasil Amazónia Brazilian railways State of Amapá Commerce and mining industry S/A Amapá railroad |
Resumo: | As ferrovias brasileiras, por um longo tempo, serviram para beneficiar as lavouras de café, a indústria e o comércio, levando o desenvolvimento e o progresso às regiões servidas.
Porém, o aumento do transporte rodoviário contribuiu para a desativação de muitas, ao torná-las um meio de transporte secundário. Com o tempo foram abandonadas pelo poder público.
Tais fatos aconteceram em todo o Brasil e, na Amazônia brasileira, não foi diferente.
A Estrada de Ferro do Amapá, objeto de investigação deste trabalho, foi construída pela empresa Indústria de Comércio e Minérios-S/A (ICOMI) para transportar o minério de manganês, das minas de Serra do Navio ao porto de Santana. Atualmente, a Estrada de Ferro do Amapá encontra-se abandonada, depois de 58 anos de existência. Durante alguns anos desse período, foi o único transporte de passageiros e cargas entre Santana e Serra do Navio, sendo ao longo de sua linha construídas vilas, comunidades agrícolas e estações, que
contribuíram para o crescimento e para a economia das cidades ao redor. The Brazilian railroads, for a long time, served to benefit coffee plantations, industry and commerce, bringing development and progress to the regions they served. However, the increase in road transport has contributed to the deactivation of many by making them a secondary means of transport. After a while they were abandoned by the public power. Such facts happened all over Brazil and, in the Brazilian Amazon, it was no different. The Amapá Railroad, the object of investigation of this work, was built by the company Indústria de Comércio e Minérios - S / A (ICOMI) to transport the manganese ore from the Serra do Navio mines to the port of Santana. Currently, the Amapá Railroad is abandoned, after 58 years of existence. During a few years of this period, it was the only transport of passengers and cargo between Santana and Serra do Navio, along its line were built villages, agricultural communities and stations, which contributed to the growth and economy of the surrounding cities. |
Designação do grau: | Mestrado em História Moderna e Contemporânea |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_marcia_herrera_melo.pdf | 2,32 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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