Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15207
Author(s): Graça, Filipa Gonçalves Vidal Cardiga da
Advisor: André, Paula
Pinto, Pedro
Date: 23-Nov-2017
Title: Bruno Taut e Kengo Kuma: a recuperação das idiossincrasias nipónicas
Reference: Graça, F. G. V. C. da (2017). Bruno Taut e Kengo Kuma: a recuperação das idiossincrasias nipónicas. Reurbanização da entrada de Alenquer: Escola de Música e Filarmónica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/15207
Keywords: Taut, Bruno
Kuma, Kengo
Arquitetura contemporânea
Memória
Viagem
Requalificação urbana
Reestruturação
Arquiteto
Japão
Portugal
Alenquer - Lisboa
Japanese architecture
Bruno Taut
Kengo Kuma
Tradition
Abstract: O carácter da arquitetura japonesa e dos seus arquitetos tem sido objeto de estudo ao longo dos anos, desde os arquitetos ocidentais que viajavam para o Japão no inicio do sec. XX até à contemporaneidade. A chegada de novos materiais e técnicas à realidade nipónica e a influência Ocidental encaminharam a arquitetura japonesa no sentido da sua globalização. De modo consequente, admitimos que a dicotomia atual entre a multinacionalização e a recuperação da tradição são um tema de debate corrente entre os arquitetos japoneses, que posteriormente se dissemina ao plano Ocidental. Considerando esta questão, reunem-se as ideologias do arquiteto Bruno Taut e Kengo Kuma que apesar de partirem de universos culturais diferentes se consciencializam da necessidade de recuperar a índole arquitetónica neste país, que segundo ambos toma regularmente proporções ambíguas. Para tal, são analisados ambos os percursos arquitetónicos e os seus trabalhos. O arquiteto alemão Bruno Taut que desperta no país do sol nascente a ideia de reaver a tradição aliada ao modernismo, através das suas obras escritas e do redescobrimento da Vila Katsura. O arquiteto japonês Kengo Kuma que, atualmente põe em prática no seu trabalho este pensamento, através da utilização de novos materiais naturais e da composição arquitetónica. A posição tomada cria a necessidade de reconsiderar o sentido tomado pela nova geração nipónica, na medida em que o ponto de conversão assentará na base de um pensamento pró-ativo gerado pelos arquitetos da nova era.
The character of Japanese architecture and its architects has been the object of study over the years, from the western architects who traveled to Japan at the beginning of the 20th century to contemporaneity. The arrival of new materials and techniques to the japanese reality and the Western influence sent the Japanese architecture in the direction of its globalization. Consequently, we admit that the current dichotomy between multinationalisation and the recovery of tradition is a subject of ongoing debate among japanese architects, who later spread to the Western plane. Considering this question, the ideologies of the architect Bruno Taut and Kengo Kuma are met, who, although departing from different cultural universes, are aware of the need to recover the architectural nature of this country, which, according to both, takes on the wrong proportions. For this, both architectural paths and their work are analyzed. The German architect, Bruno Taut, who awakens in the land of the rising sun the idea of recovering the tradition allied to modernism through his written works and the rediscovery of Vila Katsura. The Japanese architect, Kengo Kuma, who currently puts this thought into practice in his work , through the use of new natural materials and architectural composition. The position taken creates the need to reconsider the direction taken by the new generation of japanese architects, as the point of conversion will be based on a proactive thinking generated by.
Degree: Mestrado Integrado em Arquitetura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_filipa_cardiga_graca.pdf39,87 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.