Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/15011
Author(s): Correia, Sónia Bernardo
Advisor: Guerreiro, Maria das Dores
Alves, Nuno de Almeida
Date: 2017
Title: Relações de género em contexto de trabalho criativo: representações e práticas sociais
Reference: CORREIA, Sónia Bernardo - Relações de género em contexto de trabalho criativo: representações e práticas sociais [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2017. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/15011>.
Keywords: Mercado de trabalho
Jovem
Desigualdade social
Motivação individual
Criatividade
Portugal
Porto
Braga
Relações de género
Desigualdade de género
Sector criativo
Geração
Young people
Gender relations
Representations
Gender inequality
Creative sector
Generation
Abstract: A investigação propõe-se a compreender de que forma a geração dos jovens criativos, digitais e urbanos se posiciona face à ordem de género vigente. Procura-se para o específico dos contextos de trabalho, e também para os domínios da vida social, recolher representações e práticas ilustrativas das relações de género em que os jovens participam. A investigação envolve 26 mulheres e homens com idades compreendidas entre os 23 e os 34 anos residentes em meio urbano (Lisboa, Porto e Braga) e que exercem profissões do meio cultural e criativo. O sector criativo é considerado, se comparado com outros sectores da economia, tolerante, igualitário e menos hierarquizado, em termos das relações de género (e outras). A revisão da bibliografia e a presente investigação mostram, todavia, como os ambientes de trabalho criativos não são imunes às desigualdades e discriminações de género contra as mulheres. A dissertação assenta numa metodologia qualitativa, usando como instrumento a entrevista semi-directiva. A análise dos resultados sistematiza os depoimentos de acordo com uma grelha que cruza representações de género, relações de género no trabalho, relação trabalho-vida familiar e participação cívica dos jovens. Deste estudo emergem três perfis-tipo ilustrativos da geração de jovens criativos urbanos: os alheados, os instalados e os implicados.
The research aims to understand how the generation of creative, digital and urban millennials positions itself in the current gender order. This study seeks to gather representations and practices illustrative of the gender relations in which young people participate both in their professional and social domains. The research involves 26 women and men between the ages of 23 and 34 living in urban areas (Lisbon, Porto and Braga), practicing cultural and creative professions. The creative sector is considered, if compared to other sectors of the economy, tolerant, egalitarian and less hierarchical, in terms of gender relations (and others). The review of the literature and the present research show, however, how creative work environments are not immune to gender inequalities and discrimination against women. The dissertation is based on a qualitative methodology, using the semi-directive interview as instrument. The analysis of the results systematises the gathered statements according to a grid that crosses gender representations, gender relations at work, work-life balance and civic participation of young people. From this study emerged three illustrative profiles portrating the generation of young urban creatives: the outsiders, the installed and the involved.
Degree: Mestrado em Sociologia
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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