Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14924
Author(s): Ferreira, J. M. L.
Santos, C. P. C.
Date: 2017
Title: Bolsas para estudantes universitários: quadros conceituais e finalidades em Portugal e no Brasil
Volume: 30
Number: 2
Pages: 463 - 475
ISSN: 0214-0314
DOI (Digital Object Identifier): 10.5209/CUTS.53269
Keywords: Bolsas
Assistência estudantil-ação social
Ensino superior
Serviço social
Abstract: Este estudo de caso comparativo entre duas universidades públicas do Brasil e de Portugal, objetiva analisar as políticas de bolsas de estudos para estudantes universitários, destacando o Serviço Social nos processos decisórios. A atribuição de bolsas de estudos é um dos mecanismos de resposta social dos sistemas de assistência estudantil que garante a permanência dos estudantes de grupos sociais vulneráveis e a democratização do acesso ao ensino superior (Menezes, 2012). Através dos procedimentos metodológicos de pesquisa documental, as análises sugerem que entre os legados políticos estão alguns indicadores do regime corporativista do welfare e que a finalidade das bolsas está condicionada pelos diferentes modelos de financiamento das políticas de educação e demais políticas públicas. Verificou-se ainda que o Serviço Social brasileiro detém maior autonomia na definição dos indicadores sociais na análise dos processos de atribuição de bolsas, mas com sérias controvérsias.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

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