Skip navigation
Logo
User training | Reference and search service

Library catalog

Retrievo
EDS
b-on
More
resources
Content aggregators
Please use this identifier to cite or link to this item:

acessibilidade

http://hdl.handle.net/10071/14924
acessibilidade
Title: Bolsas para estudantes universitários: quadros conceituais e finalidades em Portugal e no Brasil
Authors: Ferreira, J. M. L.
Santos, C. P. C.
Keywords: Bolsas
Assistência estudantil-ação social
Ensino superior
Serviço social
Issue Date: 2017
Publisher: Universidad Complutense de Madrid
Abstract: Este estudo de caso comparativo entre duas universidades públicas do Brasil e de Portugal, objetiva analisar as políticas de bolsas de estudos para estudantes universitários, destacando o Serviço Social nos processos decisórios. A atribuição de bolsas de estudos é um dos mecanismos de resposta social dos sistemas de assistência estudantil que garante a permanência dos estudantes de grupos sociais vulneráveis e a democratização do acesso ao ensino superior (Menezes, 2012). Através dos procedimentos metodológicos de pesquisa documental, as análises sugerem que entre os legados políticos estão alguns indicadores do regime corporativista do welfare e que a finalidade das bolsas está condicionada pelos diferentes modelos de financiamento das políticas de educação e demais políticas públicas. Verificou-se ainda que o Serviço Social brasileiro detém maior autonomia na definição dos indicadores sociais na análise dos processos de atribuição de bolsas, mas com sérias controvérsias.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10071/14924
DOI: 10.5209/CUTS.53269
ISSN: 0214-0314
Ciência-IUL: https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-44388
Accession number: WOS:000415378100017
Appears in Collections:CIES-RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

Files in This Item:
acessibilidade
File Description SizeFormat 
Bolsas_Quadernos de Trabajo Social.pdfVersão Editora177.68 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.