Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14886
Author(s): Saleiro, S. P.
Date: 2017
Title: Diversidade de género na infância e na educação: contributos para uma escola sensível ao (trans)género
Number: 36
Pages: 149 - 165
ISSN: 0874-5560
DOI (Digital Object Identifier): 10.22355/exaequo.2017.36.09
Keywords: Diversidade de género na infância
Transgénero
Educação
Políticas educativas
Abstract: Este artigo incide sobre a diversidade de género na infância e juventude, pretendendo mapear as difculdades e desvantagens que se colocam a crianças e jovens com identidades e expressões de género diversas no decurso do seu percurso escolar. Para tal, recorreu-se a entrevistas de carácter biográfco a mais de três dezenas de pessoas trans(género) adultas, que relataram as suas experiências de infância e juventude. Corroborando o encontrado em outros estudos, os resultados apontam para um panorama de estranheza, desamparo e mesmo violência em ambiente escolar, que evidenciam a necessidade de implementar medidas especifcamente direcionadas a esta problemática, mas também a sua incorporação nos instrumentos de combate ao sexismo e estereótipos de género.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
09-sandra-palma-saleiro.pdfVersão Editora288,03 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.