Utilize este identificador para referenciar este registo:
                
    
    http://hdl.handle.net/10071/14886| Autoria: | Saleiro, S. P. | 
| Data: | 2017 | 
| Título próprio: | Diversidade de género na infância e na educação: contributos para uma escola sensível ao (trans)género | 
| Número: | 36 | 
| Paginação: | 149 - 165 | 
| ISSN: | 0874-5560 | 
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.22355/exaequo.2017.36.09 | 
| Palavras-chave: | Diversidade de género na infância Transgénero Educação Políticas educativas  | 
| Resumo: | Este artigo incide sobre a diversidade de género na infância e juventude, pretendendo mapear as difculdades e desvantagens que se colocam a crianças e jovens com identidades e expressões de género diversas no decurso do seu percurso escolar. Para tal, recorreu-se a entrevistas de carácter biográfco a mais de três dezenas de pessoas trans(género) adultas, que relataram as suas experiências de infância e juventude. Corroborando o encontrado em outros estudos, os resultados apontam para um panorama de estranheza, desamparo e mesmo violência em ambiente escolar, que evidenciam a necessidade de implementar medidas especifcamente direcionadas a esta problemática, mas também a sua incorporação nos instrumentos de combate ao sexismo e estereótipos de género. | 
| Arbitragem científica: | yes | 
| Acesso: | Acesso Aberto | 
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica | 
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 09-sandra-palma-saleiro.pdf | Versão Editora | 288,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir | 
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.
          











