Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14886
Autoria: Saleiro, S. P.
Data: 2017
Título próprio: Diversidade de género na infância e na educação: contributos para uma escola sensível ao (trans)género
Número: 36
Paginação: 149 - 165
ISSN: 0874-5560
DOI (Digital Object Identifier): 10.22355/exaequo.2017.36.09
Palavras-chave: Diversidade de género na infância
Transgénero
Educação
Políticas educativas
Resumo: Este artigo incide sobre a diversidade de género na infância e juventude, pretendendo mapear as difculdades e desvantagens que se colocam a crianças e jovens com identidades e expressões de género diversas no decurso do seu percurso escolar. Para tal, recorreu-se a entrevistas de carácter biográfco a mais de três dezenas de pessoas trans(género) adultas, que relataram as suas experiências de infância e juventude. Corroborando o encontrado em outros estudos, os resultados apontam para um panorama de estranheza, desamparo e mesmo violência em ambiente escolar, que evidenciam a necessidade de implementar medidas especifcamente direcionadas a esta problemática, mas também a sua incorporação nos instrumentos de combate ao sexismo e estereótipos de género.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
09-sandra-palma-saleiro.pdfVersão Editora288,03 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.