Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14802
Autoria: Piteira, M.
Costa, C. J.
Aparicio, M.
Data: 2017
Título próprio: CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado
Volume: 0
Número: 25
Paginação: 34 - 52
ISSN: 1646-9895
DOI (Digital Object Identifier): 10.17013/risti.25.34-53
Palavras-chave: Fluxo
CANOE
Gamifcação
Programação
Adoção
Resumo: Atualmente o saber programar é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. A gamificação é uma solução emergente que tem vindo a ser adotada na educação e que contribui para incentivar e estimular os estudantes ao estudo da programação. Este estudo propõe um modelo explicativo que incorpora as cinco dimensões da personalidade (CANOE) e o fluxo como determinantes na adoção de um curso online de programação gamificado. O estudo foi conduzido com uma amostra de alunos universitários, e o modelo explicativo foi validado usando a modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que o CANOE tem efeitos positivos no prazer de utilização, facilidade de utilização e utilidade percebida. O fluxo tem efeitos positivos no prazer de utilização e no uso. Os resultados são um contributo para a compreensão dos determinantes na adoção de cursos online gamificados.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ISTAR-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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