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http://hdl.handle.net/10071/14802
Autoria: | Piteira, M. Costa, C. J. Aparicio, M. |
Data: | 2017 |
Título próprio: | CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado |
Volume: | 0 |
Número: | 25 |
Paginação: | 34 - 52 |
ISSN: | 1646-9895 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.17013/risti.25.34-53 |
Palavras-chave: | Fluxo CANOE Gamifcação Programação Adoção |
Resumo: | Atualmente o saber programar é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. A gamificação é uma solução emergente que tem vindo a ser adotada na educação e que contribui para incentivar e estimular os estudantes ao estudo da programação. Este estudo propõe um modelo explicativo que incorpora as cinco dimensões da personalidade (CANOE) e o fluxo como determinantes na adoção de um curso online de programação gamificado. O estudo foi conduzido com uma amostra de alunos universitários, e o modelo explicativo foi validado usando a modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que o CANOE tem efeitos positivos no prazer de utilização, facilidade de utilização e utilidade percebida. O fluxo tem efeitos positivos no prazer de utilização e no uso. Os resultados são um contributo para a compreensão dos determinantes na adoção de cursos online gamificados. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | ISTAR-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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