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dc.contributor.authorPiteira, M.-
dc.contributor.authorCosta, C. J.-
dc.contributor.authorAparicio, M.-
dc.date.accessioned2017-12-21T14:40:26Z-
dc.date.available2017-12-21T14:40:26Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.issn1646-9895-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14802-
dc.description.abstractAtualmente o saber programar é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. A gamificação é uma solução emergente que tem vindo a ser adotada na educação e que contribui para incentivar e estimular os estudantes ao estudo da programação. Este estudo propõe um modelo explicativo que incorpora as cinco dimensões da personalidade (CANOE) e o fluxo como determinantes na adoção de um curso online de programação gamificado. O estudo foi conduzido com uma amostra de alunos universitários, e o modelo explicativo foi validado usando a modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que o CANOE tem efeitos positivos no prazer de utilização, facilidade de utilização e utilidade percebida. O fluxo tem efeitos positivos no prazer de utilização e no uso. Os resultados são um contributo para a compreensão dos determinantes na adoção de cursos online gamificados.por
dc.language.isopor-
dc.publisherAISTI (Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação)-
dc.relationUID/MULTI/0446/2013-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectFluxopor
dc.subjectCANOEpor
dc.subjectGamifcaçãopor
dc.subjectProgramaçãopor
dc.subjectAdoçãopor
dc.titleCANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificadopor
dc.title.alternativeCANOE and flow: determinants in the adoption of online programming gamified courseen
dc.typearticle-
dc.pagination34 - 52-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalIberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI)-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume0-
dc.number25-
degois.publication.firstPage34-
degois.publication.lastPage52-
degois.publication.issue25-
degois.publication.titleCANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificadopor
dc.date.updated2019-04-03T12:22:25Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.17013/risti.25.34-53-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informaçãopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-40553-
iscte.alternateIdentifiers.scopus2-s2.0-85041571652-
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