Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14802
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Piteira, M. | - |
dc.contributor.author | Costa, C. J. | - |
dc.contributor.author | Aparicio, M. | - |
dc.date.accessioned | 2017-12-21T14:40:26Z | - |
dc.date.available | 2017-12-21T14:40:26Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.issn | 1646-9895 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/14802 | - |
dc.description.abstract | Atualmente o saber programar é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho. A gamificação é uma solução emergente que tem vindo a ser adotada na educação e que contribui para incentivar e estimular os estudantes ao estudo da programação. Este estudo propõe um modelo explicativo que incorpora as cinco dimensões da personalidade (CANOE) e o fluxo como determinantes na adoção de um curso online de programação gamificado. O estudo foi conduzido com uma amostra de alunos universitários, e o modelo explicativo foi validado usando a modelação de equações estruturais. Os resultados indicam que o CANOE tem efeitos positivos no prazer de utilização, facilidade de utilização e utilidade percebida. O fluxo tem efeitos positivos no prazer de utilização e no uso. Os resultados são um contributo para a compreensão dos determinantes na adoção de cursos online gamificados. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | AISTI (Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação) | - |
dc.relation | UID/MULTI/0446/2013 | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Fluxo | por |
dc.subject | CANOE | por |
dc.subject | Gamifcação | por |
dc.subject | Programação | por |
dc.subject | Adoção | por |
dc.title | CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado | por |
dc.title.alternative | CANOE and flow: determinants in the adoption of online programming gamified course | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 34 - 52 | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI) | - |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 0 | - |
dc.number | 25 | - |
degois.publication.firstPage | 34 | - |
degois.publication.lastPage | 52 | - |
degois.publication.issue | 25 | - |
degois.publication.title | CANOE e Fluxo: determinantes na adoção de curso de programação online gamificado | por |
dc.date.updated | 2019-04-03T12:22:25Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.17013/risti.25.34-53 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Naturais::Ciências da Computação e da Informação | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Trabalho digno e crescimento económico | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-40553 | - |
iscte.alternateIdentifiers.scopus | 2-s2.0-85041571652 | - |
Aparece nas coleções: | ISTAR-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CANOE e Fluxo.pdf | Versão Editora | 621,29 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.