Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14764| Autoria: | Guerreiro, M. D. |
| Data: | 1987 |
| Título próprio: | Questões pedagógicas no ensino da sociologia |
| Número: | 3 |
| Paginação: | 51-62 |
| ISSN: | 0873-6529 |
| Palavras-chave: | Ensino superior Ensino da sociologia Modelos pedagógicos |
| Resumo: | Este artigo pretende ser uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino universitário particularmente em cadeiras introdutórias, situadas nos primeiros anos das licenciaturas onde aquela disciplina é ministrada, e onde a diversidade de características do universo dos alunos confronta o docente com a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que contemplem essa diversidade e ao mesmo tempo a possam rendibilizar. Partindo de uma concepção de educação onde metas e meios de as atingir estão estreitamente articulados, e em que, para além da aquisição de conhecimentos, se privilegia igualmente o treino de competências e a compreensão e alargamento de ideias e perspectivas gerais, preconiza-se um modelo pedagógico para o ensino da sociologia. Este modelo concretizou-se na combinatória de três dos métodos pedagógicos mais usados no ensino universitário, os quais adquirem novas potencialidades quando utilizados conjuntamente. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Questoes Pedagogicas.pdf | 4,14 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.












