Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14764
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGuerreiro, M. D.-
dc.date.accessioned2017-12-14T11:34:14Z-
dc.date.available2017-12-14T11:34:14Z-
dc.date.issued1987-
dc.identifier.issn0873-6529por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-13808-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14764-
dc.description.abstractEste artigo pretende ser uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino universitário particularmente em cadeiras introdutórias, situadas nos primeiros anos das licenciaturas onde aquela disciplina é ministrada, e onde a diversidade de características do universo dos alunos confronta o docente com a necessidade de desenvolver práticas pedagógicas que contemplem essa diversidade e ao mesmo tempo a possam rendibilizar. Partindo de uma concepção de educação onde metas e meios de as atingir estão estreitamente articulados, e em que, para além da aquisição de conhecimentos, se privilegia igualmente o treino de competências e a compreensão e alargamento de ideias e perspectivas gerais, preconiza-se um modelo pedagógico para o ensino da sociologia. Este modelo concretizou-se na combinatória de três dos métodos pedagógicos mais usados no ensino universitário, os quais adquirem novas potencialidades quando utilizados conjuntamente.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherEditora Mundos Sociaispor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEnsino da sociologiapor
dc.subjectModelos pedagógicospor
dc.titleQuestões pedagógicas no ensino da sociologiapor
dc.typearticleen_US
dc.pagination51-62por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalSociologia, Problemas e Práticaspor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number3por
degois.publication.firstPage51por
degois.publication.lastPage62por
degois.publication.issue3por
degois.publication.titleSociologia, Problemas e Práticaspor
dc.date.updated2017-12-14T11:33:24Z-
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Questoes Pedagogicas.pdf4,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.