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http://hdl.handle.net/10071/14752| Autoria: | Monteiro, L. Fernandes, M. Sousa, T. Torres, N. Rosado, A. Santos, A. J. |
| Data: | 2017 |
| Título próprio: | Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras |
| Volume: | 31 |
| Número: | 1 |
| Paginação: | 27 - 36 |
| ISSN: | 0874-2049 |
| DOI (Digital Object Identifier): | 10.17575/rpsicol.v31i1.1157 |
| Palavras-chave: | Comportamentos não-sociais Pré-escolar Estrutura fatorial Educadoras |
| Resumo: | A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados. |
| Arbitragem científica: | yes |
| Acesso: | Acesso Aberto |
| Aparece nas coleções: | CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
| Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RP,31(1), 27-36.pdf | Versão Editora | 1,03 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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