Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14752
Author(s): Monteiro, L.
Fernandes, M.
Sousa, T.
Torres, N.
Rosado, A.
Santos, A. J.
Date: 2017
Title: Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras
Volume: 31
Number: 1
Pages: 27 - 36
ISSN: 0874-2049
DOI (Digital Object Identifier): 10.17575/rpsicol.v31i1.1157
Keywords: Comportamentos não-sociais
Pré-escolar
Estrutura fatorial
Educadoras
Abstract: A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RP,31(1), 27-36.pdfVersão Editora1,03 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.