Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14752
Autoria: Monteiro, L.
Fernandes, M.
Sousa, T.
Torres, N.
Rosado, A.
Santos, A. J.
Data: 2017
Título próprio: Análise fatorial confirmatória da versão portuguesa da escala Preschool Play Behaviour Scale para educadoras
Volume: 31
Número: 1
Paginação: 27 - 36
ISSN: 0874-2049
DOI (Digital Object Identifier): 10.17575/rpsicol.v31i1.1157
Palavras-chave: Comportamentos não-sociais
Pré-escolar
Estrutura fatorial
Educadoras
Resumo: A Preschool Play Behavior Scale é um instrumento constituído por 18 itens que expressam diferentes tipos de comportamentos das crianças, em contexto de brincadeira livre com os pares, procurando diferenciar, em particular, tipos de comportamentos não-sociais. O presente estudo teve como objetivo traduzir e analisar a estrutura fatorial do instrumento e as suas características psicométricas. Sessenta educadoras descreveram os comportamentos de 369 crianças (166 raparigas), com idades compreendidas entre os 36 e os 60 meses, e a frequentar escolas de Ensino Particular com fins lucrativos e Instituições Particulares de Solidariedade Social, do Distrito de Lisboa/Portugal. O modelo final de 4 fatores - Comportamento Reticente, Solitário-Passivo, Solitário-Ativo e Brincadeira Social parece ajustar-se adequadamente aos grupos de idade e sexo considerados.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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