Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/14728
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCarvalho, C.-
dc.contributor.authorConboy, J.-
dc.contributor.authorSantos, J.-
dc.contributor.authorFonseca, J.-
dc.contributor.authorTavares, D.-
dc.contributor.authorMartins, D.-
dc.contributor.authorSalema, M. H.-
dc.contributor.authorFiuza, E.-
dc.contributor.authorGama, A. P.-
dc.date.accessioned2017-11-30T15:32:39Z-
dc.date.available2017-11-30T15:32:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn0102-3772-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14728-
dc.description.abstractEste estudo descreve a construção e validação de uma escala que avalia a perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. Os questionários foram aplicados a 1089 alunos do 6 º, 7 º, 9 º e 10º anos de escolaridade (idade mediana = 13) em Portugal Continental, a partir dos quais foram extraídas duas subamostras aleatórias. Uma subamostra foi submetida a análise fatorial exploratória e a segunda, a uma análise fatorial confirmatória. Emergiram duas dimensões: envolvimento no trabalho acadêmico e participação na aula. A primeira escala revelou uma consistência interna aceitável, revelando-se útil e adequada para avaliar as percepções dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar. A segunda dimensão necessita de maior desenvolvimento em futuras investigações.por
dc.language.isopor-
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasília-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147300/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/121238/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147229/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEstudantespor
dc.subjectCaracterísticas dos estudantespor
dc.subjectRendimento escolarpor
dc.subjectModelação de equações estruturaispor
dc.titleEscala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validaçãopor
dc.title.alternativeScale of student perceptions regarding their Behavioral Engagement in school: construction and validationen
dc.typearticle-
dc.pagination1 - 8-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalPsicologia: Teoria e Pesquisa-
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume32-
dc.number3-
degois.publication.firstPage1-
degois.publication.lastPage8-
degois.publication.issue3-
degois.publication.titleEscala de perceção dos alunos sobre o seu envolvimento comportamental escolar: construção e validaçãopor
dc.date.updated2019-04-03T11:14:50Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.1590/0102-3772e323219-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologiapor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-39376-
Aparece nas coleções:CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica
CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escala de Perceção dos Alunos sobre o seu Envolvimento Comportamental Escolar.pdfVersão Editora389,94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.