Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14704
Author(s): Lopes, D. S.
Costa, A. R.
Date: 2016
Title: Os ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015)
Number: 18
Pages: 67 - 86
ISSN: 1646-5075
DOI (Digital Object Identifier): 10.4000/configuracoes.3652
Keywords: Ciganos
Integração
Políticas educativas
Etnografia
Lisboa
Abstract: O presente artigo debruça-se sobre a relação dos ciganos com a escola, tomando como exemplo a população residente num bairro de Lisboa em dois momentos distintos, cada um deles correspondendo à realização de um trabalho de campo: 2003-2005 e 2014-2015. A informação empírica decorrente destas investigações permite afirmar que os ciganos de Lisboa valorizam uma certa aproximação e integração no mundo não-cigano que os rodeia, incluindo o universo educativo, o que os torna naturalmente recetivos a determinadas medidas de combate ao insucesso escolar. Ao mesmo tempo, a escola coloca desafios importantes a esta população: alguns destes desafios mexem com a performação da identidade cigana, enquanto outros decorrem da escassez de condições de ensino que lhe são oferecidas pelos não-ciganos. Numa tal situação, torna-se particularmente importante compreender a posição destas comunidades face à integração para, a partir daí, construir um caminho comum fundado no diálogo em vez de na imposição. Um tal desiderato nem sempre é fácil de conciliar com as políticas sociais, de educação e emprego, daí que a impressão mais marcante acerca do período temporal aqui em causa seja de estagnação.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Os ciganos de Lisboa e a escolarização.pdfVersão Editora243,08 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.