Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14704
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Lopes, D. S. | - |
dc.contributor.author | Costa, A. R. | - |
dc.date.accessioned | 2017-11-23T16:49:31Z | - |
dc.date.available | 2017-11-23T16:49:31Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.issn | 1646-5075 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/14704 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo debruça-se sobre a relação dos ciganos com a escola, tomando como exemplo a população residente num bairro de Lisboa em dois momentos distintos, cada um deles correspondendo à realização de um trabalho de campo: 2003-2005 e 2014-2015. A informação empírica decorrente destas investigações permite afirmar que os ciganos de Lisboa valorizam uma certa aproximação e integração no mundo não-cigano que os rodeia, incluindo o universo educativo, o que os torna naturalmente recetivos a determinadas medidas de combate ao insucesso escolar. Ao mesmo tempo, a escola coloca desafios importantes a esta população: alguns destes desafios mexem com a performação da identidade cigana, enquanto outros decorrem da escassez de condições de ensino que lhe são oferecidas pelos não-ciganos. Numa tal situação, torna-se particularmente importante compreender a posição destas comunidades face à integração para, a partir daí, construir um caminho comum fundado no diálogo em vez de na imposição. Um tal desiderato nem sempre é fácil de conciliar com as políticas sociais, de educação e emprego, daí que a impressão mais marcante acerca do período temporal aqui em causa seja de estagnação. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Universidade do Minho | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147310/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147306/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/132031/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F10459%2F2002/PT | - |
dc.relation | info:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F78438%2F2011/PT | - |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Ciganos | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Políticas educativas | por |
dc.subject | Etnografia | por |
dc.subject | Lisboa | por |
dc.title | Os ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015) | por |
dc.title.alternative | Les tisganes de Lisbonne et la scolarisation: évolutions, blocages, inquiétudes (2003-2015) | fr |
dc.title.alternative | The Lisbon Gypsies and schooling: developments, impasses, dilemmas (2003-2015) | en |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 67 - 86 | - |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.journal | Configurações | - |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.number | 18 | - |
degois.publication.firstPage | 67 | - |
degois.publication.lastPage | 86 | - |
degois.publication.issue | 18 | - |
degois.publication.title | Os ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015) | por |
dc.date.updated | 2019-04-16T09:54:16Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.4000/configuracoes.3652 | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-40721 | - |
Aparece nas coleções: | CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Os ciganos de Lisboa e a escolarização.pdf | Versão Editora | 243,08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.