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dc.contributor.authorLopes, D. S.-
dc.contributor.authorCosta, A. R.-
dc.date.accessioned2017-11-23T16:49:31Z-
dc.date.available2017-11-23T16:49:31Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.issn1646-5075-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14704-
dc.description.abstractO presente artigo debruça-se sobre a relação dos ciganos com a escola, tomando como exemplo a população residente num bairro de Lisboa em dois momentos distintos, cada um deles correspondendo à realização de um trabalho de campo: 2003-2005 e 2014-2015. A informação empírica decorrente destas investigações permite afirmar que os ciganos de Lisboa valorizam uma certa aproximação e integração no mundo não-cigano que os rodeia, incluindo o universo educativo, o que os torna naturalmente recetivos a determinadas medidas de combate ao insucesso escolar. Ao mesmo tempo, a escola coloca desafios importantes a esta população: alguns destes desafios mexem com a performação da identidade cigana, enquanto outros decorrem da escassez de condições de ensino que lhe são oferecidas pelos não-ciganos. Numa tal situação, torna-se particularmente importante compreender a posição destas comunidades face à integração para, a partir daí, construir um caminho comum fundado no diálogo em vez de na imposição. Um tal desiderato nem sempre é fácil de conciliar com as políticas sociais, de educação e emprego, daí que a impressão mais marcante acerca do período temporal aqui em causa seja de estagnação.por
dc.language.isopor-
dc.publisherUniversidade do Minho-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147310/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/5876/147306/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/132031/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBD%2F10459%2F2002/PT-
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/SFRH/SFRH%2FBPD%2F78438%2F2011/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCiganospor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectPolíticas educativaspor
dc.subjectEtnografiapor
dc.subjectLisboapor
dc.titleOs ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015)por
dc.title.alternativeLes tisganes de Lisbonne et la scolarisation: évolutions, blocages, inquiétudes (2003-2015)fr
dc.title.alternativeThe Lisbon Gypsies and schooling: developments, impasses, dilemmas (2003-2015)en
dc.typearticle-
dc.pagination67 - 86-
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyes-
dc.journalConfigurações-
dc.distributionInternacionalpor
dc.number18-
degois.publication.firstPage67-
degois.publication.lastPage86-
degois.publication.issue18-
degois.publication.titleOs ciganos de Lisboa e a escolarização: evoluções, impasses, dilemas (2003-2015)por
dc.date.updated2019-04-16T09:54:16Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.4000/configuracoes.3652-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-40721-
Aparece nas coleções:CRIA-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

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