Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/14682
Author(s): | Sales Oliveira, C. Villas-Boas, S. Las-Heras, S. |
Date: | 2016 |
Title: | Estereótipos de género e sexismo em docentes do ensino superior |
Volume: | 7 |
Number: | 19 |
Pages: | 22 - 41 |
ISSN: | 2007-2872 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.22201/iisue.20072872e.2016.19.185 |
Keywords: | Estereótipos de género Sexismo Socialização de género Ensino superior |
Abstract: | A socialização de género ocorre quotidianamente e marca de forma indelével a identidade individual bem como a cultura das organizações e grupos. A interação entre discentes e docentes faz parte do processo de socialização de género, assim diversas investigações mostram que a atenção dada e as expectativas de docentes em relação a alunos e alunas são diferenciadas. Esta investigação procurou analisar e caracterizar um grupo de docentes universitários portugueses, mulheres e homens, as quanto aos seus estereótipos de género e sexismo, de modo a promover a reflexão do conjunto de agentes educativos envolvidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que estes e estas docentes possuem estereótipos de género, mas com algumas particularidades interessantes, como o facto de às mulheres serem atribuídas maior carga de traços instrumentais. Verificou-se igualmente qual e o tipo de sexismo que predomina é o sexismo ambivalente, sendo que os homens apresentam atitudes sexistas significativamente mais hostis do que as mulheres. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Estereótipos de género e sexismo.pdf | Versão Editora | 695,88 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.