Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/14682
Autoria: | Sales Oliveira, C. Villas-Boas, S. Las-Heras, S. |
Data: | 2016 |
Título próprio: | Estereótipos de género e sexismo em docentes do ensino superior |
Volume: | 7 |
Número: | 19 |
Paginação: | 22 - 41 |
ISSN: | 2007-2872 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.22201/iisue.20072872e.2016.19.185 |
Palavras-chave: | Estereótipos de género Sexismo Socialização de género Ensino superior |
Resumo: | A socialização de género ocorre quotidianamente e marca de forma indelével a identidade individual bem como a cultura das organizações e grupos. A interação entre discentes e docentes faz parte do processo de socialização de género, assim diversas investigações mostram que a atenção dada e as expectativas de docentes em relação a alunos e alunas são diferenciadas. Esta investigação procurou analisar e caracterizar um grupo de docentes universitários portugueses, mulheres e homens, as quanto aos seus estereótipos de género e sexismo, de modo a promover a reflexão do conjunto de agentes educativos envolvidos. Os resultados obtidos permitem-nos concluir que estes e estas docentes possuem estereótipos de género, mas com algumas particularidades interessantes, como o facto de às mulheres serem atribuídas maior carga de traços instrumentais. Verificou-se igualmente qual e o tipo de sexismo que predomina é o sexismo ambivalente, sendo que os homens apresentam atitudes sexistas significativamente mais hostis do que as mulheres. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIES-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Estereótipos de género e sexismo.pdf | Versão Editora | 695,88 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.