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dc.contributor.authorPereira, A.-
dc.date.accessioned2017-11-17T11:39:37Z-
dc.date.available2017-11-17T11:39:37Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPereira, A. (2014). Da corporeidade entre corpos: liminaridade vs. continuum na performance. Sinais de Cena. 22, 102-106en_US
dc.identifier.issn1646-0715por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-40293-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/14656-
dc.description.abstractA performance, arte do corpo, inscrita em cruzamentos híbridos desde a sua origem, apresenta os seus limites, a partir da substância corpórea e, inerentes aos processos que conduzem às suas configurações, delineando interstícios de passagem, de transição, de confluência entre corpos. Esta comunicação incide numa reflexão sobre a corporeidade do performer e do espectador, a partir de diálogos com diferentes áreas do saber, como a arte, o corpo e a sociabilidade e, da observação dos padrões de interacção, na performance, como princípio metodológico. Pensa-se o sentido da corporeidade a partir da interdependência entre corpo-do-performer e corpo-do-espectador, com as respectivas implicações no espaço e sobre a configuração da obra, particularmente, na criação de zonas de inquietação, cisão ou confronto, campos de tensão ou transitoriedade, produzidos nas relações e na continuidade dialógica entre estes dois elementos estruturais da acção. A liminaridade perceptiva entre corpos na performance gera improvisos a partir da presença e dentro dos limites desses mesmos corpos, impondo uma circularidade entre ambos. Esta é responsável pela obra enquanto produto final e, pelos sentidos da corporeidade que caracterizam o estado performativo do corpo em interacção. Enfatiza-se, assim, a importância de uma interacção específica centrada na corporeidade, com a actuação performativa do corpo do performer focalizada na percepção, sensação, expressão e memória corporais, e na ampliação dessa experiência e agenciamento de sentidos ao corpo do espectador, como uma continuidade integrante da obra – o performativo é uma construção dramática e contingente de sentido, observada na complexificação e ampliação da sua especificidade, decorrente da utilização do corpo do performer num continuum com o corpo do espectador. No campo da performance, a fronteira da corporeidade focaliza ambos os corpos no espaço para inquietar as inter-relações entre estes dois elementos. E, encontra o tempo potencializado no corpo do performer, no movimento, na recriação e no devir, movendo-se entre polaridades – eu/outro(s). Trata-se de uma criação processual, que se desdobra em episódios de intensidades e fluxos corporais e subjectivos entre corpos, com temporalidades que intercalam círculo e devir, memória e reflexão, incorporação e excorporação. Neste acontecimento vivencia-se um espaço-tempo liminar, onde novas possibilidades existenciais são elaboradas. O corpo do performer estabelece devires e metamorfoses, transforma-se para outras existências, de encontro aos poderes do inconsciente e à criatividade imanente do espectador, ao universo imaginário de mitos pessoais e colectivos. Na extensão performativa dos corpos o simbólico é actualizado, irrompe a matéria e numa performance-acção desloca o espectador do lugar de mero observador para participante na construção da obra, estabelecendo uma continuidade entre as duas presenças, num campo particular de sentido.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Críticos de Teatropor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/3599-PPCDT/133005/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectCorporeidadepor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectMovimentopor
dc.subjectInteracçãopor
dc.titleDa corporeidade entre corpos: liminaridade vs. continuum na performancepor
dc.typearticleen_US
dc.pagination102-106por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalSinais de Cenapor
dc.distributionInternacionalpor
dc.number22por
degois.publication.firstPage102por
degois.publication.lastPage106por
degois.publication.issue22por
degois.publication.titleSinais de Cenapor
dc.date.updated2017-11-17T11:38:14Z-
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