Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/14004
Author(s): Camilo, C.
Garrido, M. V.
Date: 2013
Title: Desenho e avaliação de programas de desenvolvimento de competências parentais para pais negligentes: uma revisão e reflexão
Volume: 31
Number: 3
Pages: 245-268
ISSN: 0870-8231
DOI (Digital Object Identifier): 10.14417/S0870-8231201300030003
Keywords: Competências parentais
Metodologias de intervenção e de avaliação
Negligência parental
Abstract: A negligência parental tem surgido associada à falta de competência dos pais para educar, supervisionar e responder às necessidades dos filhos menores, colocando em risco o seu bem-estar. O presente artigo apresenta um breve enquadramento do fenómeno da negligência parental, sua prevalência e relevância social no contexto nacional. São ainda apresentadas algumas definições de negligência, referidos alguns dos seus modelos teóricos de enquadramento e os principais fatores de proteção e de risco associados. Em seguida descrevemos brevemente um conjunto de programas de intervenção com famílias negligentes desenvolvidos e aplicados em contexto nacional. Esta análise indica que são ainda escassos os programas que apresentam um quadro teórico de referência específico, metodologias e estratégicas bem definidas e ainda mais raros os que utilizam desenhos de avaliação que permitem aferir adequadamente a sua eficácia. No final do artigo, e com base na literatura e nos programas analisados, procuramos sistematizar um modelo geral de intervenção neste contexto e apresentar algumas propostas relativas à estrutura e conteúdo dos programas de formação parental bem como às metodologias e procedimentos de desenho e de avaliação dos seus resultados.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIS-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica



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