Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13898
Autoria: | Zhusupova, Anzhela |
Orientação: | Batista, Fernando |
Data: | 13-Dez-2016 |
Título próprio: | Characterizing the personality of twitter users based on their timeline information |
Referência bibliográfica: | ZHUSUPOVA, Anzhela, Nome - Characterizing the personality of twitter users based on their timeline information [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13898>. |
Palavras-chave: | Personality traits User profile Portuguese Twitter users Sentiment analysis Ciência da computação Perfil Personalidade Utilizador Análise comportamental Tempo Utilização do espaço Espaço público Rede social |
Resumo: | Personality is a set of characteristics that differentiate a person from others. It can be identified
by the words that people use in conversations or in publications that they do in social
networks. Most existing work focuses on personality prediction analyzing English texts. In this
study we analyzed publications of the Portuguese users of the social network Twitter. Taking
into account the difficulties in sentiment classification that can be caused by the 140 character
limit imposed on tweets, we decided to use different features and methods such as the quantity
of followers, friends, locations, publication times, etc. to get a more precise picture of a personality.
In this paper, we present methods by which the personality of a user can be predicted
without any effort from the Twitter users. The personality can be accurately predicted through
the publicly available information on Twitter profiles. A personalidade traduz-se num conjunto de características que diferenciam uma pessoa de outras. Pode ser identificada pelas palavras que as pessoas usam numa conversa ou em publicações que fazem nas redes sociais. A maioria dos trabalhos existentes na literatura estão focados na previsão de personalidade analisando textos em Inglês. Neste estudo, foram analisadas publicações dos utilizadores Portugueses na rede social Twitter. Tendo em conta que o limite de 140 caracteres imposto aos tweets pode dificultar a classificação dos sentimentos dos textos produzidos, foi decidido usar diferentes características e métodos tais como locais, tempo de publicação, quantidade de seguidores, quantidade de amigos, etc., para obter uma imagem mais completa da personalidade. Este documento apresenta um método para fazer a previsão da personalidade de utilizadores do Twitter, com base na informação existente e sem qualquer esforço do lado desses utilizadores. A personalidade pode ser calculada através da informação pública disponível. |
Designação do grau: | Mestrado em Engenharia Informática |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Thesis_Anzhela.pdf | 650,03 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.