Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/13893
Author(s): Ramos, Jorge Augusto Ramires
Advisor: Inácio, Pedro Leite
Date: 22-Nov-2016
Title: Análise do Grupo Jerónimo Martins: o antes e após crise
Reference: RAMOS, Jorge Augusto Ramires - Análise do Grupo Jerónimo Martins: o antes e após crise [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13893>.
Keywords: Grupo Jerónimo Martins
Finanças
Venda a retalho
Distribuição alimentar
Análise financeira
Análise comparativa
Mercados
Portugal
Polónia
Colômbia
Retail
Jerónimo Martins Group
Poland
Colombia
Abstract: O setor do retalho atingiu especial relevância na economia portuguesa nos últimos anos, sendo um dos poucos setores que sempre manteve resultados positivos, apesar da recessão económica mundial. Este estudo baseia-se na comparação de três mercados, onde se encontra inserido o Grupo Jerónimo Martins, nomeadamente os mercados português, polaco e colombiano. A comparação acima referida é realizada através de indicadores económicos provenientes de cada um dos mercados e da concorrência nestes últimos. Além disso, o presente estudo decorre num dos períodos de maior recessão a nível mundial, pelo que são ainda apresentadas as medidas que foram implementadas para superar esta época crítica. Por último, conclui-se que o mercado polaco assume especial importância no contexto global do Grupo Jerónimo Martins, ao longo dos últimos anos, e que o Grupo continua a promover investimentos para maior projeção a nível mundial.
Over the past few years the retail sector has reached special relevance in the Portuguese economy being one of the few sectors that has been keeping constantly positive results, despite world economic recession. This study based on the comparison of three markets where Jerónimo Martins Group is established, namely the Portuguese, the Polish and the Colombian markets. The comparison take into account economic indicators from each one of these mentioned markets and their competitors. Moreover, because this study covers a period of great global recession, the measures implemented to overcome this critical time are also presented. Finally, the main conclusion is that the Polish market assumed a particular relevance in the global context within Jerónimo Martins Group over the last few years. The group is still doing further investments in order to achieve a greater worldwide projection.
Degree: Mestrado em Finanças
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese.pdf447,43 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.