Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/13879| Author(s): | Saraiva, M. |
| Date: | 2009 |
| Title: | Implementação dos princípios de Deming no ensino superior português |
| Volume: | 1 |
| Number: | 2 |
| Pages: | 84-109 |
| ISSN: | 1984-5294 |
| Keywords: | TQM Gestão da Qualidade Total Ensino superior Princípios de Deming Qualidade de ensino |
| Abstract: | Em Portugal, como em muitos outros países, as crescentes preocupações com a qualidade e sua melhoria nas instituições de ensino superior e a necessidade destas demonstrarem perante terceiros que são responsáveis e que gerem eficaz e eficientemente os seus recursos, desempenhando correctamente as suas funções e contribuindo de forma efectiva para o desenvolvimento da sociedade em que se inserem, conduziram a que, cada vez mais, seja discutida a possibilidade de aplicação de abordagens e referenciais inicialmente concebidos para o sector empresarial, como os modelos baseados nos princípios e conceitos da Gestão da Qualidade Total (TMQ). Assim, neste presente artigo procurou-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante sobre a Total Quality Management, debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming, e averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por Deming, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| Implementação dos princípios de Deming no ensino superior português.pdf | 156,7 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.












