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dc.contributor.authorSaraiva, M.-
dc.date.accessioned2017-07-06T09:28:18Z-
dc.date.available2017-07-06T09:28:18Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.issn1984-5294por
dc.identifier.urihttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-23731-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13879-
dc.description.abstractEm Portugal, como em muitos outros países, as crescentes preocupações com a qualidade e sua melhoria nas instituições de ensino superior e a necessidade destas demonstrarem perante terceiros que são responsáveis e que gerem eficaz e eficientemente os seus recursos, desempenhando correctamente as suas funções e contribuindo de forma efectiva para o desenvolvimento da sociedade em que se inserem, conduziram a que, cada vez mais, seja discutida a possibilidade de aplicação de abordagens e referenciais inicialmente concebidos para o sector empresarial, como os modelos baseados nos princípios e conceitos da Gestão da Qualidade Total (TMQ). Assim, neste presente artigo procurou-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante sobre a Total Quality Management, debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming, e averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por Deming, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade Central de Cristalinapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTQMpor
dc.subjectGestão da Qualidade Totalpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectPrincípios de Demingpor
dc.subjectQualidade de ensinopor
dc.titleImplementação dos princípios de Deming no ensino superior portuguêspor
dc.typearticleen_US
dc.pagination84-109por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedyespor
dc.journalRevista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administraçãopor
dc.distributionInternacionalpor
dc.volume1por
dc.number2por
degois.publication.firstPage84por
degois.publication.lastPage109por
degois.publication.issue2por
degois.publication.titleRevista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administraçãopor
dc.date.updated2017-07-06T09:27:37Z-
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