Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13879
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Saraiva, M. | - |
dc.date.accessioned | 2017-07-06T09:28:18Z | - |
dc.date.available | 2017-07-06T09:28:18Z | - |
dc.date.issued | 2009 | - |
dc.identifier.issn | 1984-5294 | por |
dc.identifier.uri | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-23731 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/13879 | - |
dc.description.abstract | Em Portugal, como em muitos outros países, as crescentes preocupações com a qualidade e sua melhoria nas instituições de ensino superior e a necessidade destas demonstrarem perante terceiros que são responsáveis e que gerem eficaz e eficientemente os seus recursos, desempenhando correctamente as suas funções e contribuindo de forma efectiva para o desenvolvimento da sociedade em que se inserem, conduziram a que, cada vez mais, seja discutida a possibilidade de aplicação de abordagens e referenciais inicialmente concebidos para o sector empresarial, como os modelos baseados nos princípios e conceitos da Gestão da Qualidade Total (TMQ). Assim, neste presente artigo procurou-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante sobre a Total Quality Management, debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming, e averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por Deming, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Faculdade Central de Cristalina | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | TQM | por |
dc.subject | Gestão da Qualidade Total | por |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Princípios de Deming | por |
dc.subject | Qualidade de ensino | por |
dc.title | Implementação dos princípios de Deming no ensino superior português | por |
dc.type | article | en_US |
dc.pagination | 84-109 | por |
dc.publicationstatus | Publicado | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.journal | Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração | por |
dc.distribution | Internacional | por |
dc.volume | 1 | por |
dc.number | 2 | por |
degois.publication.firstPage | 84 | por |
degois.publication.lastPage | 109 | por |
degois.publication.issue | 2 | por |
degois.publication.title | Revista Brasileira de Docência, Ensino e Pesquisa em Administração | por |
dc.date.updated | 2017-07-06T09:27:37Z | - |
Aparece nas coleções: | BRU-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Implementação dos princípios de Deming no ensino superior português.pdf | 156,7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.