Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/13851
Autoria: | Saraiva, M. |
Data: | 2012 |
Título próprio: | A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português |
Volume: | 3 |
Número: | 5-6 |
Paginação: | 95-116 |
ISSN: | 1646-897X |
Palavras-chave: | Gestão da qualidade total Ensino superior Princípios de Deming |
Resumo: | No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português.pdf | 167,37 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.