Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/13851
Author(s): Saraiva, M.
Date: 2012
Title: A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português
Volume: 3
Number: 5-6
Pages: 95-116
ISSN: 1646-897X
Keywords: Gestão da qualidade total
Ensino superior
Princípios de Deming
Abstract: No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:BRU-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Filosofia de Deming e a Gestão da Qualidade Total no Ensino Superior Português.pdf167,37 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.