Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/13742
Author(s): Araújo, Marta Gil da Silva
Advisor: Marques, Hélia Pereira, Catarina
Date: 14-Nov-2016
Title: Comportamentos do consumidor e a relação com o turismo criativo: requalificação das regiões centro interior de Portugal
Reference: ARAÚJO, Marta Gil da Silva - Comportamentos do consumidor e a relação com o turismo criativo: requalificação das regiões centro interior de Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13742>.
Keywords: Marketing
Turismo
Criatividade
Comportamento do consumidor
Requalificação do espaço
Região periférica
Creative tourism
Tourist behaviour
Creative experiences
Tourism marketing
Abstract: O país tem sofrido grandes mudanças sociodemográficas e apresenta-se com duas realidades distintas, se por um lado as grandes metrópoles e centros urbanos litorais, continuam a ser dos mais procurados, quer interna (movimentos populacionais migratórios), quer externamente (p.e. Lisboa e Porto são atualmente um dos destinos turísticos mais procurados e estão na moda), as regiões do interior estão cada vez mais esquecidas. Por outro lado, o consumidor é um ser em constante mudança. Cada vez mais, as pessoas revelam estar preocupadas com a sustentabilidade económica, social e ambiental influenciando a sua decisão de compra e sua forma de estar perante a sociedade e as marcas. O consumidor de hoje não é o mesmo consumidor de há 30 anos atrás. A evolução tecnológica, o desenvolvimento da economia e da sociedade ajudaram a moldar um novo tipo de consumidor, com novos comportamentos de consumo e novos estilos de vida. Por fim, o Turismo que é um dos maiores sectores da economia portuguesa e mundial! Segundo dados da WTTC (2016b), durante o ano de 2015, este sector gerou 7,2 biliões de dólares americanos e 284 milhões de empregos à escala mundial, representando 9,8% do PIB mundial e 1 em cada 11 empregos respectivamente. O mesmo organismo prevê que, para o ano de 2016 o seu contributo para o PIB mundial cresça em 3,3%. Na convergência destes três elementos reside a essência da temática que esta dissertação pretende explorar.
Portugal has been facing huge social and demographic changes and presents itself with two distinctive realities, in one hand large metropolitan areas and urban coastlines continue to be more wanted, both internally (demographic migration flows) and externally (e.g. Lisbon and Oporto are nowadays popular touristic destinations and trendy), and on the other, the inner regions are being more forgotten. At the same time, the consumer is an ever-changing being. More often, people express their concern with the economic, social and environmental sustainability, which influences their buying decision and the way they feel towards society and brands. Today’s consumer it’s not the same one 30 years ago. The evolution of technology, the economic and social development have helped to shape a new consumer, with new consumer behaviour e new life styles Finally, tourism it’s one of Portugal’s, and of the world, largest economic sector! According to WTTC (2016b), this sector has generated US$7,2 trillion, representing 9,8% of global GDP, and supported 284 million jobs, or 1 in 11 jobs in the world. The same agency forecasts that it’s GDP contribution will grow by 3,3% in 2016. In the convergence of these three elements lays the theme essence that this dissertation pretends to explore.
Degree: Mestrado em Marketing
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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