Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/13742
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Hélia Pereira, Catarina-
dc.contributor.authorAraújo, Marta Gil da Silva-
dc.date.accessioned2017-06-12T13:59:16Z-
dc.date.available2017-06-12T13:59:16Z-
dc.date.issued2016-11-14-
dc.date.submitted2016-09-
dc.identifier.citationARAÚJO, Marta Gil da Silva - Comportamentos do consumidor e a relação com o turismo criativo: requalificação das regiões centro interior de Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13742>.pt-PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/13742-
dc.descriptionJEL Classification System: M31 (Marketing), L83 (Tourism)por
dc.description.abstractO país tem sofrido grandes mudanças sociodemográficas e apresenta-se com duas realidades distintas, se por um lado as grandes metrópoles e centros urbanos litorais, continuam a ser dos mais procurados, quer interna (movimentos populacionais migratórios), quer externamente (p.e. Lisboa e Porto são atualmente um dos destinos turísticos mais procurados e estão na moda), as regiões do interior estão cada vez mais esquecidas. Por outro lado, o consumidor é um ser em constante mudança. Cada vez mais, as pessoas revelam estar preocupadas com a sustentabilidade económica, social e ambiental influenciando a sua decisão de compra e sua forma de estar perante a sociedade e as marcas. O consumidor de hoje não é o mesmo consumidor de há 30 anos atrás. A evolução tecnológica, o desenvolvimento da economia e da sociedade ajudaram a moldar um novo tipo de consumidor, com novos comportamentos de consumo e novos estilos de vida. Por fim, o Turismo que é um dos maiores sectores da economia portuguesa e mundial! Segundo dados da WTTC (2016b), durante o ano de 2015, este sector gerou 7,2 biliões de dólares americanos e 284 milhões de empregos à escala mundial, representando 9,8% do PIB mundial e 1 em cada 11 empregos respectivamente. O mesmo organismo prevê que, para o ano de 2016 o seu contributo para o PIB mundial cresça em 3,3%. Na convergência destes três elementos reside a essência da temática que esta dissertação pretende explorar.por
dc.description.abstractPortugal has been facing huge social and demographic changes and presents itself with two distinctive realities, in one hand large metropolitan areas and urban coastlines continue to be more wanted, both internally (demographic migration flows) and externally (e.g. Lisbon and Oporto are nowadays popular touristic destinations and trendy), and on the other, the inner regions are being more forgotten. At the same time, the consumer is an ever-changing being. More often, people express their concern with the economic, social and environmental sustainability, which influences their buying decision and the way they feel towards society and brands. Today’s consumer it’s not the same one 30 years ago. The evolution of technology, the economic and social development have helped to shape a new consumer, with new consumer behaviour e new life styles Finally, tourism it’s one of Portugal’s, and of the world, largest economic sector! According to WTTC (2016b), this sector has generated US$7,2 trillion, representing 9,8% of global GDP, and supported 284 million jobs, or 1 in 11 jobs in the world. The same agency forecasts that it’s GDP contribution will grow by 3,3% in 2016. In the convergence of these three elements lays the theme essence that this dissertation pretends to explore.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectCriatividadepor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectRequalificação do espaçopor
dc.subjectRegião periféricapor
dc.subjectCreative tourismpor
dc.subjectTourist behaviourpor
dc.subjectCreative experiencespor
dc.subjectTourism marketingpor
dc.titleComportamentos do consumidor e a relação com o turismo criativo: requalificação das regiões centro interior de Portugalpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid201556901por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Marketingpor
dc.date.embargo2019-06-12-
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Turismo Criativo_Marta Araújo.pdf3,78 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.