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http://hdl.handle.net/10071/13742
Autoria: | Araújo, Marta Gil da Silva |
Orientação: | Marques, Hélia Pereira, Catarina |
Data: | 14-Nov-2016 |
Título próprio: | Comportamentos do consumidor e a relação com o turismo criativo: requalificação das regiões centro interior de Portugal |
Referência bibliográfica: | ARAÚJO, Marta Gil da Silva - Comportamentos do consumidor e a relação com o turismo criativo: requalificação das regiões centro interior de Portugal [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13742>. |
Palavras-chave: | Marketing Turismo Criatividade Comportamento do consumidor Requalificação do espaço Região periférica Creative tourism Tourist behaviour Creative experiences Tourism marketing |
Resumo: | O país tem sofrido grandes mudanças sociodemográficas e apresenta-se com duas realidades
distintas, se por um lado as grandes metrópoles e centros urbanos litorais, continuam a ser
dos mais procurados, quer interna (movimentos populacionais migratórios), quer
externamente (p.e. Lisboa e Porto são atualmente um dos destinos turísticos mais procurados
e estão na moda), as regiões do interior estão cada vez mais esquecidas.
Por outro lado, o consumidor é um ser em constante mudança. Cada vez mais, as pessoas
revelam estar preocupadas com a sustentabilidade económica, social e ambiental
influenciando a sua decisão de compra e sua forma de estar perante a sociedade e as marcas.
O consumidor de hoje não é o mesmo consumidor de há 30 anos atrás. A evolução
tecnológica, o desenvolvimento da economia e da sociedade ajudaram a moldar um novo tipo
de consumidor, com novos comportamentos de consumo e novos estilos de vida.
Por fim, o Turismo que é um dos maiores sectores da economia portuguesa e mundial!
Segundo dados da WTTC (2016b), durante o ano de 2015, este sector gerou 7,2 biliões de
dólares americanos e 284 milhões de empregos à escala mundial, representando 9,8% do PIB
mundial e 1 em cada 11 empregos respectivamente. O mesmo organismo prevê que, para o
ano de 2016 o seu contributo para o PIB mundial cresça em 3,3%.
Na convergência destes três elementos reside a essência da temática que esta dissertação
pretende explorar. Portugal has been facing huge social and demographic changes and presents itself with two distinctive realities, in one hand large metropolitan areas and urban coastlines continue to be more wanted, both internally (demographic migration flows) and externally (e.g. Lisbon and Oporto are nowadays popular touristic destinations and trendy), and on the other, the inner regions are being more forgotten. At the same time, the consumer is an ever-changing being. More often, people express their concern with the economic, social and environmental sustainability, which influences their buying decision and the way they feel towards society and brands. Today’s consumer it’s not the same one 30 years ago. The evolution of technology, the economic and social development have helped to shape a new consumer, with new consumer behaviour e new life styles Finally, tourism it’s one of Portugal’s, and of the world, largest economic sector! According to WTTC (2016b), this sector has generated US$7,2 trillion, representing 9,8% of global GDP, and supported 284 million jobs, or 1 in 11 jobs in the world. The same agency forecasts that it’s GDP contribution will grow by 3,3% in 2016. In the convergence of these three elements lays the theme essence that this dissertation pretends to explore. |
Designação do grau: | Mestrado em Marketing |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Tese Turismo Criativo_Marta Araújo.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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