Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/13731
Author(s): Menas, Sara Alexandra Monteiro
Advisor: Crespo, Nuno
Date: 2016
Title: Sobre o conceito e medição de competitividade- survey
Reference: MENAS, Sara Alexandra Monteiro- Sobre o conceito e medição de competitividade- survey [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13731>.
Keywords: Economia da empresa
Competitividade
Mercado internacional
Indicadores económicos
Sucesso empresarial
Medição
Sucesso
Estratégias internacionais
Competitiveness
Success
Indicators
International
Abstract: O termo Competitividade, graças ao crescimento constante da abertura comercial, ao longo dos anos tem vindo a ganhar maior relevância (Kupfer, 2000). Uma vez que é um tema controverso e em constante debate, é proposta, neste trabalho, a determinação da sua definição, a compreensão e distinção de vários índices, de acordo com várias perspectivas tidas em conta. Num enquadramento geral, o sucesso dos países nos mercados internacionais é uma condição fundamental para o seu crescimento económico e muitos indicadores de competitividade são importantes para incentivar a adopção de melhores práticas internacionais. No entanto, como será possível verificar ao longo do trabalho, a forma como se mede esse sucesso é muitas vezes discutida e sentida como insuficiente
The term competitiveness, due to the steady growth of trade liberalization over the years, has gained greater relevance (Kupfer, 2000). Since it is a controversial topic and in constant debate, it is proposed in this paper, the determination of its definition, understanding and distinction of several levels, according to various perspectives taken into account. In a general framework, the success of countries in international markets is a fundamental requirement for economic growth and many competitiveness indicators are important to encourage the adoption of international best practices. However, as we can verify in this Thesis, the way that success is measured is often discussed and felt as insufficient
Degree: Mestrado em Economia da Empresa e da Concorrência
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Competitividade_Set2016_Sara Menas.pdf876,91 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.