Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/13214
Author(s): Álvares, Catarina da Silva
Advisor: André, Paula
Botelho, Pedro
Date: 25-Nov-2016
Title: O estudo de cor no plano de formação do arquiteto. Centro Náutico de Sines
Reference: ÁLVARES, Catarina da Silva - O estudo de cor no plano de formação do arquiteto. Centro Náutico de Sines [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13214>.
Keywords: Arquitetura
Formação académica
Cor
Porto marítimo
Colour
Light
Architecture
Education
Educação
Abstract: Embora a cor [e a luz] sejam elementos aplicados inconscientemente, no processo projetual, o estudo da cor permanece desintegrado do plano de formação do arquiteto. Considerando o fenómeno cromático um tema interdisciplinar, apresentam-se conceitos elementares da sua natureza, dimensão e perceção, necessários ao seu entendimento, por parte de um estudante de Arquitetura. São também apresentados autores, arquitetos e/ ou artistas que desenvolveram o tema na teoria, processo ou prática. Propõe-se uma Unidade Curricular, no âmbito da cor, a nível nacional, no plano de estudos em Arquitetura. Esta, encontra-se fundamentada através da análise de casos de estudo: uma analogia entre o ensino do início do século XX, com a Vkhutemas (1920-30) e a Staatliches-Bauhaus (1919-33) e o início do século XXI, com a FA-UL (2004) e UL-Lisboa (2000/1); da frequência das aulas de Luz e Cor e Cor Ergonómica (em Lisboa), respetivamente; e de um inquérito realizado, exclusivamente, aos alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura, do ISCTE-IUL. A nova unidade curricular deve integrar a vertente cromática na disciplina de Arquitetura, auxiliando na materialização do projeto, durante o seu processo evolutivo. Partindo do exercício prático, descrito na ficha da unidade curricular proposta, é elaborado um estudo de cor [e luz], para a vertente prática de Projeto Final de Arquitetura. Uma vez dominadas as ferramentas que nos permitem entender e aplicar a vertente da cor, durante o exercício projetual, deparamo-nos com um novo modo de ver a Arquitetura.
Although color [and light] are elements unconsciously applied in the design process, the study of color remains disintegrated of the architect plan course. Considering the color phenomenon an interdisciplinary subject, the basic concepts of its nature, dimension and perception presented, are the ones which needs to be undestood by an architecture student. Also are featured authors, architects or artists who developed the subject either in theory, process or practice. It is presented a color discipline, at a national level, in Architecture plan course. This, is founded through the analysis of case studies: an analogy between the teaching of the early twentieth century with Vkhutemas (1920-30) and Staatliches-Bauhaus (1919-33) and the teaching of the early twenty-first century, with FA-UL (2004) and UL-Lisboa (2000/1); the frequency of Luz e Cor and Cor Ergonómica (in Lisboa), respectively; and a survey fulfilled, exclusively, for the students of the Master in Architecture, of ISCTE-IUL. The new discipline should include the chromatic aspect in Architecture, assisting in the realization of the project, during its evolutionary process. Briefing the practical exercise, described in the color discipline record, a color [and light] study is executed in the practical part of Architecture Final Project. - Once mastered the tools that allow us to understand and apply color, during the architectural design process, we find a new way to see Architecture.
Degree: Mestrado Integrado em Arquitetura
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
00_Caderno 21x21.pdf143,48 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.