Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/13214
Author(s): | Álvares, Catarina da Silva |
Advisor: | André, Paula Botelho, Pedro |
Date: | 25-Nov-2016 |
Title: | O estudo de cor no plano de formação do arquiteto. Centro Náutico de Sines |
Reference: | ÁLVARES, Catarina da Silva - O estudo de cor no plano de formação do arquiteto. Centro Náutico de Sines [Em linha]. Lisboa: ISCTE-IUL, 2016. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/13214>. |
Keywords: | Arquitetura Formação académica Cor Porto marítimo Colour Light Architecture Education Educação |
Abstract: | Embora a cor [e a luz] sejam elementos aplicados inconscientemente, no processo
projetual, o estudo da cor permanece desintegrado do plano de formação do arquiteto.
Considerando o fenómeno cromático um tema interdisciplinar, apresentam-se conceitos elementares da sua natureza, dimensão e perceção, necessários ao seu entendimento, por parte de um estudante de Arquitetura. São também apresentados autores, arquitetos
e/ ou artistas que desenvolveram o tema na teoria, processo ou prática.
Propõe-se uma Unidade Curricular, no âmbito da cor, a nível nacional, no plano de
estudos em Arquitetura. Esta, encontra-se fundamentada através da análise de casos de
estudo: uma analogia entre o ensino do início do século XX, com a Vkhutemas (1920-30) e
a Staatliches-Bauhaus (1919-33) e o início do século XXI, com a FA-UL (2004) e UL-Lisboa
(2000/1); da frequência das aulas de Luz e Cor e Cor Ergonómica (em Lisboa), respetivamente; e de um inquérito realizado, exclusivamente, aos alunos do Mestrado Integrado em
Arquitetura, do ISCTE-IUL. A nova unidade curricular deve integrar a vertente cromática na
disciplina de Arquitetura, auxiliando na materialização do projeto, durante o seu processo
evolutivo.
Partindo do exercício prático, descrito na ficha da unidade curricular proposta, é
elaborado um estudo de cor [e luz], para a vertente prática de Projeto Final de Arquitetura.
Uma vez dominadas as ferramentas que nos permitem entender e aplicar a vertente da cor,
durante o exercício projetual, deparamo-nos com um novo modo de ver a Arquitetura. Although color [and light] are elements unconsciously applied in the design process, the study of color remains disintegrated of the architect plan course. Considering the color phenomenon an interdisciplinary subject, the basic concepts of its nature, dimension and perception presented, are the ones which needs to be undestood by an architecture student. Also are featured authors, architects or artists who developed the subject either in theory, process or practice. It is presented a color discipline, at a national level, in Architecture plan course. This, is founded through the analysis of case studies: an analogy between the teaching of the early twentieth century with Vkhutemas (1920-30) and Staatliches-Bauhaus (1919-33) and the teaching of the early twenty-first century, with FA-UL (2004) and UL-Lisboa (2000/1); the frequency of Luz e Cor and Cor Ergonómica (in Lisboa), respectively; and a survey fulfilled, exclusively, for the students of the Master in Architecture, of ISCTE-IUL. The new discipline should include the chromatic aspect in Architecture, assisting in the realization of the project, during its evolutionary process. Briefing the practical exercise, described in the color discipline record, a color [and light] study is executed in the practical part of Architecture Final Project. - Once mastered the tools that allow us to understand and apply color, during the architectural design process, we find a new way to see Architecture. |
Degree: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
00_Caderno 21x21.pdf | 143,48 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.